Livro de Artista - Experimentos Com Gravura

Como eu gosto de estudar, e este ano tem sido muito proveitoso neste sentido, já que estamos passando mais tempo em casa. Comentei neste post aqui sobre o curso on line de gravura, e como resultado das aulas, fizemos um livro de artista.

Livro de Artista, achei muito interessante essa proposta, com certeza o primeiro de muitos.

Os professores apresentaram vários exemplos, de temas diferentes, e no final decidi fazer o meu livro com o que tinha de material em casa, uma espécie de caderno onde coloquei os trabalhos feitos anteriormente.

Pelas aulas percebi que muitos dos meus colegas não tinham os materiais em casa, no meu caso além de ter tintas, rolinhos, papéis e tecidos, eu tinha trabalhos impressos nestes sete anos de cursos de gravura. Isso me possibilitou pensar mais no livro do que no que iria conter nele.


Cada página tem uma cor e um modelo de porta, tanto a parte da bandeira com a 
de baixo podem ser misturadas e criadas novas opções.


Gosto de trabalhar com desafios, exemplifico: tenho este casa e preciso colocar estes móveis nela, como fazer? Ao invés de construir uma casa nova, do início, pegar uma que já existe e adaptar é bem desafiador. E foi o que fiz, tinha material impresso e só precisava pensar na organização deles.

Primeiro passo dado, escolhi as portas que fiz durante o curso com a Jamac, elas foram feitas em stencil e são os testes que fiz durante a aula, estavam todas no papel craft, enroladas, esperando a hora de serem usadas.

 
Essas argolas possibilitam incluir nova páginas, conforme outras ideias forem surgindo.


As guardas também foram feitas com as gravuras das portas, essa ficou um pouco suja de cola (ah...estou destreinada e acabei manchando...), mas gostei muito da experiência de relembrar minhas aulas de encadernação.


Para sofisticar um pouco, quis fazer as capas, usei papel mais grosso (aquela contra capa de bloco de desenho), quis bordar também, mas errei na linha e acabei usando uma muito grossa. Depois de muita cola, algumas manchas de dedos nas guardas, ficaram prontas.

   

Usei essa "régua" de coração para marcar os pontos e formar as letras. Depois foi só furar...

O resultado antes de ser bordado.


Já fiz alguns cursos de encadernação, e os professores mostraram exemplos, mas não sei como, tive vontade de colocar as argolas - que inclusive estavam grandes demais - mas meu professor disse que ela fazia parte escultórica da peça, e eu adorei.


Mistura de cores que não foram pensadas no momento da concepção das portas, mas que fez muito sentido nesse livro.

Como todas as portas tem o mesmo tamanho e cores diferentes, fiz essa montagem que possibilita uma brincadeira entre os modelos. Livros interativos são bem legais.

A ideia do curso era usar o material que tivesse em casa, e fiz isso muito bem. O que comprova que precisamos de vontade muito mais do que sofisticação, de tintas caras e papéis importados.

Já tenho várias ideias para fazer novos livros e assim organizar boa parte dos meus trabalhos.

Capa e contracapa em papel vergê, bordado com cordão encerado, argolas para alças de bolsa, todo material usado eu tinha no ateliê.

Comentários

  1. Oi Andrea, tudo bem por ai?
    Gosto muito do seu blog, apesar da correria por aqui com as crianças, tenho visto os posts. As vezes não consigo comentar, não se sinta sozinha, continue a falar, estarei aqui fazendo uma visita ;)
    Obrigada por dividir sempre, mais um aprendizado.
    Adoro suas ideias, sugestões.
    Adoro cursos, pena que a correria não me deixa muito fazê-los.
    rs
    Um super bj e um lindo finde de muita luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem sim e com vc?
      Obrigada, já não me sinto só, continuarei compartilhando por aqui meus aprendizados, emoções, sensações...
      Essa semana foi uma loucura por aqui também, mas procuro encontrar um tempo para relaxar, fazendo o que gosto...apesar de ter ido dormir às 21h ontem -hahaha- estava exausta!
      Obrigada! Bom finde pra vc também.

      Excluir

Postar um comentário