Cachepô com Calça Jeans - Upcycle

Tecido jeans em alta (fiz um post sobre isso aqui) e por coincidência, ou não, algumas calças que eram usadas pelos pedreiros e estavam na obra a tempos, eram bem velhas, sujas e manchadas de tinta, o destino seria o lixo, chegaram até mim.

Primeiro deixei no terraço, tomando sol, para facilitar o processo de limpeza. Foram vários dias quarando, e o máximo que conseguimos limpar não foi o suficiente para tirar tudo, afinal eles usam muito durante anos seguidos, e acho que nunca lavam.

Coloquei na mudinha de pariparoba, uma planta que conheço desde pequena, 
pois minha tia fazia chá para mim quando eu estava com enxaqueca. 
Me trás boas lembranças, pelo carinho que ela sempre teve comigo.

Com as peças em mãos tinha a intenção de fazer bolsas com a parte do zíper, e o restante ficaria guardado esperando uma ideia surgir (ou ter tempo para pesquisar mais). E então vejo um vídeo da Sarah Lopes, mostrando como fazer fio com as pernas da calça jeans, ou seja, estava tudo dando certo e encontrando seu destino.

Pernas cortadas, não encontrei a foto quando peguei as peças, 
mas dá pra ver que estavam bem deterioradas.

Comecei cortando a parte superior e vendo o que realmente eu conseguiria reaproveitar. Como algumas partes estavam bem rasgadas, juntei uma frente de calça com uma parte de trás e fiz um cachepô. Achei muito legal a ideia de colocar um vaso dentro dele e deixar na sala, na varanda, no escritório...

Não inventei, eu devo ter visto em algumas das minhas pesquisas, mas não tenho a referência agora. Só sei que a primeira peça com reaproveitando das calças saiu e fiquei bem feliz. O que levo dessa experiência é que mesmo não estando em boas condições, podemos sim aproveitar algumas peças que seriam descartadas.

Usei três partes, a frente inteira e uma de trás, 
já que a outra estava bem rasgada.


Fiz um passo a passo de tapete usando somente o retalho da barra de várias calças jeans minhas, minha mãe guardava e um dia resolvi dar um uso a eles. Quem quiser conferir, clique aqui. E para outras ideias de customização, veja estes aqui.

Serviu certinho para colocar vaso de planta, ainda mais que a peça 
já estava encardida de tanto cimento e pó de obra.

O jeans é um material resistente e muito durável, que leva anos para se decompor na natureza, além de ser usada muita água na sua fabricação, por isso sempre penso o que posso fazer para evitar jogar fora.

Você já experimentou reaproveitar alguma peça e transformar em outra?







Comentários