Calça Jeans Que Virou Tapete

E quanta coisa dá pra fazer com retalhos? E se forem retalhos de jeans? Quando transformei duas calças jeans em bermudas não descartei as partes de baixo, pois sabia que a hora delas chegaria. E chegou...

Claro que somente duas calças não seriam suficientes, mas eu acabei cortando mais uma e minha mãe aproveitou o embalo e cortou mais outras e assim fiquei com bastante retalho para fazer meu tapete jeans.

"Pernas" que sobraram das calças, separação das partes e corte dos quadrados de 15x15cm
Primeiro separei as duas partes da "perna" da calça, cortando a parte mais grossa do pesponto, para facilitar a costura a máquina depois.

Usei minha régua de patchwork para cortar quadrados de 15x15cm, medida totalmente aleatória, mas que funcionou bem.

Como as calças eram de lavagens diferentes, os retalhos eram de vários tons de azul e cinza. Sobre a bancada coloquei os quadrados lado a lado, verificando a melhor combinação entre eles e também qual o tamanho que ficaria o tapete.

Dispondo os quadrados sobre a mesa e já alfinetando para costurar

Agora é só alfinetar e costurar. Eu optei em deixar o avesso da costura para cima, ou seja, a parte que desfia fica aparecendo e isso que dá o charme para ele.

costura pelo lado direito mesmo, a ideia é deixar os "fiapos" para cima. As barras que sobraram serviram para dar o acabamento nas laterais maiores, e o viés para as laterais menores.
Depois de costurar tudo, peguei as sobras das sobras (rs, deu pra entender?) cortei as barras das calças e costurei, formando assim um retângulo de acabamento a peça. Só consegui fazer nos dois lados maiores, faltava para os demais e coloquei um viés preto mesmo. Acabamento resolvido.

tapete finalizado já no ateliê

Acredito que com o uso e com as lavagens vai ficar mais interessante os desfiados do tapete, por enquanto ele ainda está bem organizado.

Quem se aventura? Vamos guardar os retalhos e soltar a criatividade...

Comentários