Você Sabe o Que É Blocar?

Recentemente lancei um produto novo na loja, uma "ferramenta" para blocagem e em todas as vezes que fiz uma postagem falando sobre isso, sempre aparecia alguém que não sabia do que se tratava.

Eu mesma só fiquei sabendo que esse procedimento existe há alguns anos e inclusive os mais antigos nem sabiam o que era. Mas chega de suspense!

MDF que foi retirado da caçamba, tem revestimento em laminado melamínico e ficou perfeito para a nossa ferramenta. Os palitinhos são de bambu e esculpidos por mim.

Blocar o crochê ou o tricô, nada mais é do que após tecer a peça, você colocá-la numa superfície plana, e esticar os lados para dar o formato correto. Por exemplo, os tão famosos quadradinhos da vovò. Sim, eles são as peças mais comuns de serem blocadas, pelo menos aqui no Brasil.

Esses quadradinhos estão sendo feitos pela Mamis, queremos 
ajudar os coletivos que doam as mantas aos idosos.

Conforme a peça vai sendo tecida é natural que haja alguma deformidade, uma torção mesmo, já que ela é feita a mão, e nem sempre damos a mesma tensão nos pontos. Neste caso, basta colocar no gadget criado por mim, e esticar as pontas colocando os palitinhos de bambu. E deixar por um período. Assim que você tirá-los, estarão todos do mesmo tamanho e no mesmo formato, facilitando a união futura da manta.

Esse crochezinho eu bloquei num EVA, com alfinetes e de super certo, mas em grande 
quantidade, é melhor usar a ferramenta de blocagem.

No tricô, quando fazemos uma blusa ou um xale, a peça é lavada com água e sabão neutro (existem alguns específicos para isso) e depois basta deixar secar, sobre um EVA, espetando a peça com alfinetes, para que seque com o formato correto. Falei sobre isso neste post aqui.

Este eu ganhei de brinde numa revista, é de EVA, e tem os palitinhos de madeira. Achei muito pequeno e por isso senti a necessidade de criar o meu, que além de maior é de madeira, bem mais estável e resistente.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre esse universo tão legal que é do tecer a mão. Não sou profunda conhecedora, mas gosto de compartilhar com vocês o que vou aprendendo. E se você se interessou pela "ferramenta", acessa a loja para mais detalhes.





Comentários