Crochê e Tricô como Intervenção Urbana

Olá,

O resgate do trabalho manual é vivido em todas as partes do mundo. Nos últimos anos temos presenciado jovens e adultos interessados em aprender essas técnicas que estavam esquecidas - ou melhor paradas - no tempo.

E quanto mais eu pesquiso, mas informação encontro. Os gringos estão produzindo muito por lá. E muitas vezes podemos presenciar as mesmas intervenções urbanas em todos os continentes.

Lá na Itália um coletivo de mulheres vem produzindo muito crochê e tricô para interagir com obras de arte. Quem já teve oportunidade de andar pelo velho mundo sabe como eles respiram arte; passeando por ruas minúsculas damos de cara com uma praça enorme, cheia de esculturas e instalações muito antigas. Acho divertido colocar peças modernas e coloridas para chamar atenção e mudar um pouco a cara da cidade.

 

Aqui em São Paulo conheço o Coletivo Meio Fio. As meninas são demais; e com certeza você já deve ter cruzado com alguma peça de crochê feita por elas. O ponto cruz também é foco do trabalho delas, vale dar uma conferida.




Fotos coletivo Meio Fio

Dolorez faz um outro tipo de arte com o crochê, mas que invade os muros e edifícios da mesma forma, preenchendo com mais cor a cidade. Adoro o trabalho dela, uma mistura de grafite e fios, comentei neste post aqui.

Murais maravilhosos! O crochê se transforma em obra de arte. Fotos Instagram Dolorez

O que você acha deste tipo de trabalho? Gosta de ver seu caminho cheio de cores e fios?





Comentários