Manta do Tempo

Olá,

Janeiro começou com tudo e tenho visto vários desafios crafts por aí. Como não consigo participar de todos, escolhi dois. O primeiro eu já havia decidido antes de terminar o ano (passado) que eu faria um desenho por dia em 2017. Então quando o dia 1º de janeiro chegou dei meus primeiros traços num caderninho. E assim o farei até o dia 31 de dezembro, oremos! Sempre gostei de desenhar e pintar e acabou ficando de lado nos últimos anos, mas vou retomar. Tudo é treino na vida, e logo estarei desenhando bem como nos velhos tempos...

Outra ideia bacana que vi foi relacionada ao crochê. A Dani do The Handmade (é uma fofa, adoro os amigurumis que ela faz) propôs o desafio da Manta do Tempo, alguém já ouviu falar? Ela pesquisou nos sites gringos e descobriu uma maneira bacana de crochetar todo dia um pouco fazendo uma peça bonita e útil pra sua casa.

Foto que tirei bem no início, os dois primeiros dias a temperatura estava mais quente, depois abaixou um pouco e este será o mais divertido de todo desafio, o quão colorida ficará a manta.

A ideia é fazer uma manta crochetando todos os dias três carreiras (ou um quadradinho), usando cores variadas correspondentes com a temperatura de onde você mora, que pode ser a máxima ou a mínima, você estipula. Assim sua manta ficará colorida de acordo com a temperatura da sua cidade. Não é demais! Eu que sou louca para ter uma manta de quadradinhos da vovó aceitei o desafio na hora. Vou deixar o link do post dela aqui para vocês esclarecem melhor as dúvidas.

Usei apenas seis cores do fio Precioso da Círculo por ser as que tenho aqui, mas você pode variar mais a temperatura e escolher mais linhas.

Não queria comprar linhas, então usei seis cores que tenho aqui há tempos e acabo não usando. Elas são da Círculo e tem um fio metálico que dá um brilhinho. São bonitas e achei que ficariam boas para este projeto, apesar de eu não ter uma grande variação de cores.

Moro em São Paulo e dificilmente as temperaturas ficam abaixo de 7°C. Então defini que minha temperatura mínima era abaixo 9ºC e a máxima acima de 35ºC. Escolhi as cores e dei início a brincadeira no dia 10 de janeiro.

As temperaturas de 25° a 29° serão as mais frequentes aqui em São Paulo, por isso usei essa cor que tenho dois novelos.

Cada dia eu olho a temperatura máxima e faço um quadradinho (a receita está aqui) com a cor correspondente. Assim que vou fazendo já emendo para não me confundir depois nas cores.

Os dias foram passando e a gente trocando ideias com a Dani, o que é muito legal. Descobrimos a melhor maneira de emendar os quadradinhos (dei a dica para ela de deixar o relevo que se forma para o avesso, assim a manta fica mais lisa do direito); e outra pessoa disse que pegou a informação do tempo do início do ano e mesmo tendo começado depois, fez os quadradinhos retroativos. Eu decidi fazer isso também. Busquei num site as temperaturas de 01 de janeiro até o dia 09 de janeiro e estou fazendo estes quadrinhos para emendar na minha colcha. Vamos ver como vai ficar.


Difícil fotografar pois já está ficando bem grande. Como disse estou emendando os quadradinhos retroativos, a linha preta define o dia que comecei, e os três que estão antes são do início de janeiro. 

Crochê não é sua praia? Então olha esta outra dia: o Clube do Bordado propôs o desafio 100 dias de bordado, ou seja a cada dia você borda um pouco, ou copia um desenho no tecido, faz alguma coisa relacionada ao tema. Também fiquei interessada em participar...mas não será desta vez.

E você? Se animou? Ainda dá tempo de escolher o seu desafio do ano e participar. O mais importante de tudo e treinar a técnica escolhida fazendo um pouco todo dia, e distrair os pensamentos e relaxar. Tenho certeza que te fará um bem danado, experimenta!



Comentários

  1. Adorei essa idéia, a Manta do tempo. Vou começar a minha.
    Já tenho uma colcha que fiz toda colorida, fiz com fio da círculo.
    Mais essa que fiz para uma cama king siz, fiz em tres meses.
    Foi meu record. Agora quero fazer uma assim, sem pressa.
    Fazer pelo meno um quadradinho por dia, já que estou fazendo
    alguns outros trabalhos em croche e bordando tbem.
    Assim eu vou dividindo um pouquinho por dia, kkkkkk
    Amei essa ideia, e vou compartilhar com umas amigas.
    Bjusss,
    Ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ione, tudo bom? Legal demais essa ideia, né? O melhor é que você pode começar quando quiser/puder e fazer um quadradinho por dia é muito bom, sem pressa, sem cobranças...a minha já está ficando bem grande, entrei no 5 mês!! Logo mais farei um post novamente para mostrar a evolução. Compartilha sim, e quero ver as suas. Beijos e seja bem vinda!

      Excluir
  2. A ideia é muito legal. Preciso me organizar para aderir. Não é todo dia que consigo crochetar. Tem sido mais nos finais de semana, um respirinho aqui e ali...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma ótima ideia para pegar o ritmo de crochetar mais vezes. Foi assim que ganhei agilidade e não fiquei com preguiça. Apesar de parecer muito, é só um quadradinho por dia, dá para fazer tranquilamente. E quando não conseguia, deixava para fazer dois no outro, e assim foi.

      Excluir

Postar um comentário