Fio da Meada - Transformação de Peças

Olá,

Comentei aqui sobre a séries de workshops e palestras sobre moda que o Shopping Iguatemi promoveu. Eu participei de duas, mas teve muita coisa bacana.

camiseta transformada, resultado me agradou muito.

O tema reaproveitamento me atrai muito. Desde reutilizar os móveis que tenho em casa, os que encontro em caçambas, até reformar minhas roupas e dar uma cara nova para essas peças que já não são mais usadas. Gerar menos lixo é a minha intenção. É difícil, eu sei, mas totalmente possível.

O workshop de transformação de peças foi dado pela Chiara Gadalera. Para quem não conhece, ela já foi modelo, teve marca de roupas e acessórios e atualmente é responsável pelo portal Ecoera, uma plataforma disposta a orientar as empresas de moda e beleza a evitarem o desperdicio e consequentemente gerarem menos lixo. Vale conhecer.

as mesas dispostas, cheias de materiais e ideias e as queridas Cris Bertoluci e a Chiara Gadaleta.

Sigo a Chiara há muito tempo, desde que participou do programa Tamanho Único no GNT. E foi um prazer conhecê-la. Muito simpática e realmente preocupada com o meio ambiente, foi um grande aprendizado participar deste evento.

Ela levou várias peças de roupas, acessórios, bolsas, colares para ilustrar o que algumas pessoas tem feito para reaproveitar materiais de descarte da indústria. Alguns dos trabalhos foram feitos pela própria Chiara, tudo de muito bom gosto e bem acabado. O que ela deixou bem claro que não é porque estamos reaproveitando que a peça precisa ser de qualidade inferior. Pelo contrário, são muito bem feitas.

Depois de muita conversa, partimos para a transformação. Cada uma pegou uma camiseta lisa e poderia customizar da forma que quisesse. Havia linhas de bordado, lãs, tecidos, agulhas, tesouras...era só por a mão na massa.

o coração que recorte a mão mesmo, num tecido florido bem lindo. Ao lado o crochê feito direto na barra da blusa e os primeiros passos do macramê.

O tempo era curto e não deu para finalizar na aula. Optei em fazer um coração de tecido, costurado a mão, queria transformá-lo numa espécie de mandala, e para isso precisaria fazer umas "penas" de crochê. Mas acabei deixando só o coração mesmo.

Cortei as mangas e a barra. Queria fazer um barrado bem grande crochê para aumentar a camiseta e fazer um vestido. Conforme fui desenvolvendo, as ideias apareciam. E no final fiz um crochê na barra para receber as franjas de lã, que mais tarde virariam um macramê bem simples, mas de personalidade.

detalhe do macramê

Eu gostei bastante. Ainda estou pensando em fazer mais alguma coisa com ela, como colocar uma renda nas mangas...não sei ainda. O bom de customizar é que você pode acrescentar e retirar peças conforme a necessidade.

Gostaram?




Comentários