Fio da Meada - Workshops

Olá,

Nesta semana teve início uma série de palestras e workshops sobre moda, promovida pelo Shopping Iguatemi aqui em São Paulo. Soube por acaso do evento e fui pesquisar mais a respeito. Serão duas semanas de muitas trocas, aprendizado e discussão sobre tecnologia e resgate das tradições. com grandes profissionais da área.

O workshop aconteceu no Lounge do Shopping num espaço bem confortável. Ao lado a apresentação do trabalho desenvolvido com as artesãs.

Gostaria de participar de vários! Mas infelizmente meus dias estão bem corridos, então selecionei dois. Na terça fiz o workshop Bordando Retratos Iluminados, com o Instituto Campana e as bordadeiras de Sergipe e Alagoas.

Experiência incrível! Poder conhecer as bordadeiras nordestinas que trazem os conhecimentos que foram passados de gerações até elas, foi muito incentivador. Minha família é do Nordeste também, da Bahia. E ainda temos algumas peças que foram bordadas pela minha avó, minhas tias-avós e outros parentes. Como é importante resgatar nossas tradições.

A folha de papel com o rosto escolhido para eu bordar. No final da aula o ponto cruz já estava ficando bonito, e ao lado o avesso quase perfeito.

A proposta era bordar uma foto de rosto, inspirada no projeto Retratos Iluminados Irmãos Campana, no qual as próprias artesãs bordaram seus rostos em tecidos, que foram transformados em luminárias. A oficina foi bem rápida, e para agilizar o desenho já estava passado no tecido, e tínhamos duas opções de pontos para usar, o ponto cruz e o ponto redendê.

Socorro uma artesã que veio de Sergipe nos ensinar. Uma querida! Super atenciosa, aprendi muito.

A Socorro que veio de Sergipe foi quem me orientou. Ela quis me mostrar como faz o ponto cruz no tecido que não tem os quadradinhos prontos. Eu aceitei o desafio de fazer o ponto, deixando o avesso perfeito. Claro que ela fez muitas vezes para me ensinar, e como é difícil. Mas no final da aula eu já estava esboçando uma melhora, e gostei do meu resultado.

No sábado farei o Workshop Transformação das Peças com a Chiara Guadalera, estou bem ansiosa. Se você se animou, ainda tem vagas e os preços são bem justos. Vou deixar o link aqui, e se você for, me avisa, quem sabe nos encontramos por lá.

Comentários

Postagens mais visitadas