Manequim Para Chamar de Seu - Final

Quem se lembra do manequim que fiz ano passado? Faltava revestir com um tecido e fazer um suporte para deixá-lo em pé. Pois é, alguns meses depois eu consegui finalizar e vou mostrar o passo a passo caso você queira se arriscar também.

Para revestir eu busquei a modelagem base de blusa nos meus moldes e cortei no algodão cru. Essa modelagem base é para ficar certinha no corpo, é o teste inicial antes de começar a modelar. E só depois que você  faz os ajustes, ou seja, dá uma folga na cava da manga, aumenta a gola, etc..

No lugar das mangas eu cortei um tecido no formato oval e costurei, fazendo o contorno certinho. Para a gola eu costurei uma tira até a altura que ficou do pescoço. E fechei por cima, com um tecido, só que desta vez eu usei a cola quente para facilitar. E para dar acabamento, usei uma renda.























Encaixei a "blusa" no manequim, deixando as costas abertas. A ideia era costurar a mão com pontos invisíveis, mas no final usei cola quente mesmo para acabar com qualquer sobrinha que tivesse ficado. A base do manequim ficou sem tecido, já que vamos encaixar o pé/suporte. 
Para acompanhar o passo a passo em vídeo é só dar play, mas caso você prefira ver as fotos, bastas seguir abaixo.






Para fazer o suporte usei:


- 4 cotovelos (ou joelhos);
- 3 "T"
- 1 flange de 1" (aro para acabamento)
- cola para pvc
- tinta spray na cor cobre







Cano de pvc 1"
- 1 pedaço de 1,50 m;
- 2 pedaços de 0,15 m;
- 4 pedaços de 0,05 m;
Eu comprei dois metros e cortei em casa, com uma serra de arco;













Vamos começar pelo pé, pegue um "T" e encaixei de cada lado os pedaços de 15cm, deixando uma parte aberta para cima. Pegue os outros dois "T" e encaixe nos pedaços de 15cm, deixando as aberturas opostas, conforme a imagem.


Pegue os 4 pedaços de 0,05 m e encaixe nestas aberturas dos dois "T". Para finalizar esta parte, encaixe os cotovelos, fazendo assim os pés.

Vamos para a pintura. Pegue o pé, o cano maior (de 1.50 m), e a flange e dê duas camadas de tinta spray. Espere secar entre ela e reserve.



Fiz um corte redondo com estilete no fundo do manequim, no papelão para encaixar o cano.


Para fazer a montagem, primeiro é preciso abrir "espaço" dentro do manequim. Quando fiz o manequim, eu enchi com plumante e fechei a parte de baixo com papelão. Ficou assim todos estes meses, mas para encaixar o cano do suporte eu precisei retirar o papelão e empurrar os plumantes para que o cano entrasse certinho e fosse até o topo. Depois, fui acomodando o plumante novamente, fiz um furo central no papelão, e encaixei o cano.



O revestimento (blusa) feito com a algodão cru ficou solto na parte de baixo, lembram? Chegou a hora dele, basta dobrar para a base e colar com o que você tiver, eu usei fita adesiva. Mas só assim não estava bom, pensei em colocar um tecido para esconder a fita, mas no final optei em por uma espuma que veio numa embalagem. Caso você não tenha, pode usar outro papelão pintado ou usar um EVA.


Para melhorar o acabamento do furo, onde encaixei o cano, coloquei a flange e usei a cola de pvc. Assim ficou garantido que tudo ficará no lugar. Deixei secar.


Agora é só encaixar o cano de pvc com o manequim no pé (ou suporte) e colar também.



Para esconder o papelão que foi colado com fita, coloquei uma espuma que veio numa embalagem, mas você pode usar EVA, papelão pintado ou revestido com tecido. Primeiro recortei um linha central, abri um círculo redondo e encaixei na flange.



Virei o manequim de cabeça para baixo e depois colei a espuma com cola quente. E corte as sobras.




Pronto, seu manequim está perfeito, com suas medidas e sem deixar nada a desejar aos que são comprados prontos!

Obs.: Use a cola de pvc onde achar conveniente. Existem encaixes que são tão apertados que nem precisa, mas nos demais eu usei e ficou bem firme.

Espero ter te animado a fazer o seu. Os comprados são caros e nem sempre são com as nossas medidas exatas. É trabalhoso, mas o resultado vale muito a pena!







Comentários

  1. Parabéns Andrea tenho sentido a dificuldade em encontrar manequins bacanas no mercado brasileiro...como você falou são caros e nem sempre nos suprem... Adorei o post muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivelise! Fico feliz que tenha sido útil pra você, como foi para mim. Seja sempre bem vinda. Grande beijo

      Excluir

Postar um comentário