Jaqueta Nova, SQN!

Ando curtindo muito essa minha fase de customização de roupas. Já mostrei o passo a passo do vestido e as minhas ideias não param!

Jaqueta jeans lindona e pronta para ser usada novamente.

A peça da vez foi uma jaqueta jeans bem velhinha. Na verdade tudo começou com uma camiseta de malha que eu amava. Usei tanto que a coitada furou e resolvi recortar as estampas que haviam nela. Guardei por um bom tempo, sempre pensando como reaproveitar as imagens que eu tanto gostava. E numa das minhas organizações do armário, vi a jaqueta parada há tempos, praticamente não usava mais. Olhei para ela, e decidi que seria o destino certo para este projeto.

Jaqueta jeans + estampa + chita

Mas só a estampa não seria suficiente, comprei uma chita em tons de amarelo e vermelho para dar o toque final. Foi super simples de fazer, e o melhor, pode ser costurado a mão ou até mesmo colado com cola de tecido, assim que não tem muita habilidade com a máquina também pode executar.

Primeiro copiei o formato da gola num papel sulfite, deixando uma margem de 1 cm na parte de baixo para fazer a bainha. Depois transferi para o tecido, neste caso usei ele dobrado, já que a chita é bem fina e não ficaria tão resistente.


Costure a chita deixando a parte de baixo aberta. Passe o ferro, dobrando para dentro o 1 cm, fazendo assim a bainha. Com a ajuda de prendedores de papel, encaixe a gola de chita na gola da jaqueta jeans e costure todo o contorno pelo avesso, para que quando for vestir, ela fique aparecendo.



Agora centralize nas costas a imagem que você tiver, pode ser um tecido estampado, ou uma camiseta velha como eu usei. No avesso da jaqueta ficará aparecendo a costura, não tem problema se você quiser deixar assim, mas eu quis aproveitar a chita e fazer um detalhe a mais.

Novamente copiei num papel a parte interna da jaqueta, cortei na chita e fiz a bainha de 1 cm em toda a volta. Prendi com alfinetes na jaqueta e costurei a máquina. Caso sua máquina não consiga costurar, pode ser feito a mão que fica muito bom também.


Com poucos passos a jaqueta esquecida no fundo do armário ganhou cara nova e passou a me acompanhar novamente.

Por dentro e por fora, jaqueta customizada e com cara de nova!



Observe os recortes da sua jaqueta, pois foi através dele que optei em fazer o avesso com chita. Assim não apareceu a costura na parte externa, já que as costuras se encontraram.Com um pouco de criatividade, é possível reaproveitar sim as roupas que temos em casa. Basta começar, tenho certeza que você não ficará na primeira.





Comentários

Postar um comentário