Mas...Que Horas Você Dorme?

"Te acompanho nas redes e vejo quanta coisa você faz, mas Andréa... que horas você dorme? " E durmo, hein! Hehehe...Escuto muito essa pergunta, por isso resolvi contar como funciona minha rotina.

Sou do signo de peixes, e como bons piscianos temos a fama de sermos desorganizados, esquecidos, avoados, de vivermos no mundo da lua. Verdade, só que não! Explico. Sou super organizada, sempre fui. Mas confesso que sou atrapalhada, que é bem diferente!

Tenho disciplina e isso faz de mim organizada, mas por outro lado sou um pouco confusa, será que dá para entender? Bom, vamos voltar no tempo para contar como fui me descobrindo e me organizando com o passar dos anos.

Quando eu era criança não tinha preocupações com horários, meus pais resolviam tudo e sempre fui bem obediente. Fazia minhas lições sempre com antecedência e eles nunca tiveram problemas quanto a isso. E foi assim durante todo o período escolar.

Entrei na faculdade e percebi que a rotina de estudo precisaria aumentar. Agora eu tinha bem mais matérias, assuntos novos que me despendiam mais tempo. Chegava em casa por volta das 14h e passava a tarde estudando. Fazia inglês e capoeira duas vezes por semana. Logo no primeiro ano de curso tive abandonar os dois. A faculdade estava me consumindo muito, ou eu era exigente demais. Ou os dois?

Percebia que meus colegas passavam a noite fazendo projetos, chegavam atrasados nas primeiras aulas, confesso que era cedo demais (07h20 da manhã!). mas eu estava lá todos os dias, chegando sempre com antecedência, não perdia as aulas, nem as chatas...CDF? Não sei, sempre fui assim e não consiguia mudar.

Muitos deles trabalhavam fora, isso é verdade; assim o tempo era mais escasso para o estudo. Então no quarto ano arranjei meu primeiro estágio. Bom, agora sim chegou minha vez, vou varar a noite nos projetos e tal...só que não. Isso não acontecia! Milagre? Não, apenas organização.

Assim que sabia da matéria, do projeto já corria atrás de estudar, de procurar os materiais para maquete, de buscar conteúdo para não deixar para última hora. E naquela época a internet ainda era discada (pois é...o acesso era feito através da linha telefônica, ou seja, enquanto estava usando ninguém fazia ligações. Sem contar a lentidão de todo processo. Ah e não havia Google ainda, dificultando  mais as buscas...). Resumindo, como a gente não conhecia outra forma, estava tudo ok. Mas acredito que estar com tudo pronto antes me deixava mais tranquila. Fazer as coisas sob pressão nunca foi a minha.

 Uma pequena parte da minha extensa biblioteca. Estes são de arquitetura e arte. Ler é um prazer!

E antes que alguém me pergunte, eu fazia isso para mim mesma, nada de ser a primeira da turma não, de querer aparecer! Aliás eu não era a melhor aluna, não era mesmo. Por isso me esforçava mais.

No trabalho descobri que todo meu método não servia, não bastava querer fazer antes, porque não dependia exclusivamente de mim. Muitas vezes os terceiros envolvidos atrasavam e o tempo de projeto era outro. Sofri um pouco, mas para não me desesperar comecei a anotar tudo que me pediam, e ganhei mais agilidade na execução e resolução dos problemas. Que vinham por e-mail ou telefone enquanto eu estava concentrada no projeto em cad. Aff, não era moleza, não!

Há uns 3 anos passei a trabalhar em casa. Levanto todos os dias antes das 7h00, troco de roupa (nada de trabalhar de pijama!hehe) e dou início a minha rotina. O processo de anotar e programar a semana continua. Sempre para projetos ou para o artesanato, a semana é a mesma e por isso o calendário é importante. Atualmente uso esse da My Whishes Gallery. Ele me dá uma visão do mês todo, e facilita bastante.


calendário preso na prancheta, lápis, canetinha, e tudo mais que uso para programar meus dias.


Dou prioridade para a arquitetura. É o meu trabalho oficial. Mas conforme sobra um tempo aqui outro ali, vou me dedicando as artes manuais que me encantam tanto. Quanto tenho uma ideia para fazer, ou aparece algum presente, encomenda...faço uma lista e vou uma vez no mês comprar tudo que preciso. Assim fica mais fácil quando tenho aquela tarde livre, os materiais já estão todos a mão e é só por em prática. Acho que é por isso que muitas vezes parece que eu fiz várias coisas ao mesmo tempo, mas não, eu já tinha planejado e fui começando aos poucos, até chegar a fase final.

Não se assuste quando eu for postando várias coisas de uma só vez. Não as fiz assim, como num passe de mágica. Teve um processo por trás, estudo e horas de dedicação.

Nossa, que texto enorme!
Queria compartilhar meu jeito de trabalhar e dizer que nada acontece por acaso, a gente precisa se dedicar e correr atrás. E assim tenho feito!

Até mais...













Comentários