Em 2023 eu fiz uma visita guiada à antiga fábrica da Cristaleria Nacional. Veja este post, onde eu contei mais sobre a visita e a história da fábrica.
E deste passeio eu trouxe algumas peças, dentre elas, uma lente de vidro amarela, que era usada nos antigos faróis de trânsito da cidade de São Paulo (veja a loja online), já pensando em transformar numa luminária.
Foram três longos anos para que isso se tornasse realidade. Tive algumas ideias que não deram certo. Fiz uma pesquisa na internet e encontrei algumas referências, mas eu não conseguiria produzir sozinha, e não era isso que eu queria. Fiz desenhos pensando em materiais que seriam adequados para servir de suporte da lente, como ferro, madeira e até cimento. E não encontrei nada pronto no mercado que pudesse utilizar.
Então a ideia ficou ali, esperando a hora dela. Durante a Copa do Mundo de Futebol eu comecei a tecer uma blusa, e o carretel/cone em que o fio estava enrolado era de um papelão bem resistente. Ali eu comecei a acreditar que tinha encontrado o caminho.
Fiz os cortes no papelão para encaixar a lente, e ela ficou assim por todos estes meses, sobre a minha bancada de trabalho. Todos os dias eu olhava para ela, e neste feriado de 12 de outubro, coloquei a mão na massa.
Eu precisava de uma base para colocar o papelão, e assim encaixar o soquete; depois eu faria várias camadas de papel de seda com cola para endurecer, como é feito no papel marchê. E por fim, faria uma pintura, a estrutura da luminária estaria resolvida.



Quando comecei a procurar algo redondo para a base, encontrei uma lata de goiabada com uma tampa de plástico. A princípio pensei em usar a tampa, mas depois eu achei que usar a lata seria melhor, teria menos trabalho e ficaria mais resistente.
Usei uma micro retífica para fazer os cortes. Esse era o maior dos meus problemas, como encontrar uma estrutura firme o suficiente para não derrubar a lente, e ainda assim, fácil de cortar. A latinha de metal resolveu meu problema.
Fiz os dois rasgos na parte superior, e furei a lateral para passar o fio. Precisava de alguma coisa para dar acabamento no furo, e encontrei uma tampinha de plástico, só precisei tirar o miolo com uma furadeira.
.jpg)
Saiu exatamente como eu imaginei. Fiquei muito feliz por ter sido perseverante e esperado tantos anos até concretizar esse pequeno desejo.
Estrutura pronta, passei um primer em tudo e depois pintei de marrom com tinta spray. Fiz toda a fiação para ligar a luminária (não precisei comprar nada, já tinha tudo em casa), mas ainda não estava bom, o furo para passagem do fio estava muito alto, e então cortei uma embalagem plástica, colei dentro da lata e por cima dela, encaixei o soquete.
Eureca! A luminária ficou muito linda, bem do jeito que imaginei. Utilizei materiais simples, mas que trouxeram um excelente resultado.
Me conta o que achou? Tem alguma dúvida? Teve alguma ideia para fazer algo parecido por aí?









Comentários
Postar um comentário