Comprei um vestido bem comprido para usar no verão. Na realidade comprei dois, um bem acinturado e outro reto. Usei os dois com cinto e sem cinto. O vestido reto me incomodou um pouco, ele é comprido, vai até quase o pé e não tem abertura nas laterais.
Antes e depois. O vestido era tão comprido que mesmo fazendo uma barra larga, tanto a saia quanto a blusa não ficaram curtas.Decidi que cortaria e faria um conjunto de blusa e saia, o que está muito em alta ultimamente. O comprimento dele seria perfeito para fazer uma blusa comprida e uma saia na altura do joelho. E lá fui eu encarar mais uma transformação.
Aqui no blog tem muitas peças que customizei, dá uma olhada nestes posts aqui.
Vou postar um vídeo no tiktok mostrando o um pouco do processo, mas para quem não curte vídeos, tem algumas fotos para ilustrar. É bem tranquilo de fazer.
Primeiro eu tirei a medida do comprimento da blusa. Fui até um espelho e com uma fita métrica, peguei o início no ombro e o final até a cintura. Deixei uma margem de costura e separei as duas partes.
Medi no vestido pelo avesso com a fita métrica, o comprimento total e marquei com giz de costura. Comecei a costura pela saia. Eu já tinha em casa um elástico de 4 cm de altura. Medi a largura da minha cintura e cortei com 2 cm de folga.
O elástico eu passo depois de ter costurado o cós. Depois é só fechar a abertura, existem outras formas de fazer, mas eu gosto assim.
Para ficar com o mesmo tamanho, também deixei esses 5 cm na barra da blusa, 1 cm para dar acabamento e 4 cm para virar e costurar. Nem sempre é possível fazer com tanta folga de tecido para costura, mas como disse, o comprimento do vestido me permitiu isso.
Comentários
Postar um comentário