É mais comum do que parece, mas muitas das nossas mães, tias e até avós não usavam as louças e outras peças que ganhavam de casamento. Deixavam guardadas bandejas de prata, baixelas, faqueiros, louças de porcelana, e compravam algo mais simples para o dia a dia.
Quantas vezes eu abria os armários e estavam repletos de louças e tantos outro itens ganhados no casamento, e que nunca haviam sido usados. Numa festa, num almoço com mais pessoas elas pegavam alguns pratos do jogo de porcelana, mas somente os pratos. Sopeiras e travessas eu nunca vi, nem nestes "momentos especiais".
Quando eu me mudei trouxe muita coisa que estava sem uso há anos. Eu valorizo o novo, mas o antigo tem seu lugar mais que especial. Itens com história fazem muita diferença. Eles contam a sua história, as suas lembranças de infância, dos aniversários com os primos em volta da mesa, os domingos na casa da Vó. A geração 40 + sabe do que estou falando.
Não guarde, use! Digo isso para tudo, até um simples caderno com capa bonita, uma roupa mais sofisticada, até as travessas e jarras de porcelana.
E se quebrar? Vai quebrar, não tenha dúvidas. Mas é melhor quebrar em uso do que ficar guardada, ocupando espaço no armário por anos, sem fazer a sua função que é servir você. Algumas podem ficar expostas, gosto bastante e faço isso em casa. E mesmo estas decorativas também podem são usadas.
Vamos fazer a energia da sua casa circular?
Comentários
Postar um comentário