O Antigo e o Novo - 10 Anos Separam Essas Peças em Crochê

Fiz um restauro numa peça antiga, de pelo menos uns 10 anos, quando comecei a fazer crochê; e queria compartilhar as reflexões que tive durante o processo.

Moldura de bastidor revestida em crochê.

Quando comecei a fazer bolsas e outras peças artesanais, dei muitas de presente para minha família. Cada aniversário e natal eu fazia uma peça nova para minhas primas e tias. 

Foto enviada pela minha prima, olha como desbotou o fio! 

Essa moldura em crochê foi das minhas primeiras, eu fiz uma para mim, a Lu Gastal gostou e dei de presente para ela, e acabei fazendo mais uma para minha prima. A dela ficou na varanda gourmet, e nestes anos todos; pó, fumaça, gordura foram acumulando no fio. 

Uma graça esse tipo de espelho, super fácil de fazer e um excelente presente.

Começo de ano é a época que a gente gosta de fazer aquela faxina, e ela me perguntou se teria como lavar. E se fosse bastidor de plástico, acho que seria uma opção. Mas usei um de madeira e a melhor maneira de limpar seria fazendo outro.

Trouxe para casa, tirei o acabamento de trás, cortei o crochê pois estava colado junto com o espelho. Dei uma limpada e fui tecer novamente. Ela escolheu a cor azul - o anterior foi feito com Anne vermelho - e usei o fio Amigurumi, que é mais grosso.

Colei um papel de presente atrás, era bem na cor e achei que ficaria bom. Para dar o toque final, fiz uma correntinha e colei entre o papel e o bastidor. Mesmo não aparecendo, é importante cuidar do todo, mostra capricho, cuidado com o cliente.

Dei a volta inteira no bastidor, voltei fazendo o ponto leque. Coloquei o espelho e fechei o bastidor no tamanho dele. Na parte de trás passei cola branca em toda a volta, esperei secar e coloquei um papel estampado e para dar o acabamento final, fiz uma correntinha e colei entre o bastidor e o espelho.

Fiz uma florzinha para esconder o ajuste do bastidor, e tcharam: Ficou um charme!

 
Mais detalhes para quem quiser se inspirar.

Quando recebi o antigo pude notar a diferença nos pontos, eu estava aprendendo e na época, para mim estava tudo lindo. Mas hoje, com muito mais experiência eu consigo ver a minha evolução, os pontos estão mais bonitos e o acabamento ficou melhor também.

Claro que é preciso começar com o conhecimento que se tem. Nada de ficar esperando ficar no seu melhor, pois como diz o ditado popular: - se você não sentir vergonha do que fez antes, é sinal que começou tarde demais!

Me conta o que achou?

Comentários