Capa de Sofá: Ter ou Não?

Capa de sofá é uma boa opção? Se essa é a sua dúvida, posso te dizer que sim. Principalmente se você quer ter um sofá claro, e tem crianças e/ou animais de estimação; ou até mesmo se já tem um antigo e quer dar uma modernizada sem precisar se desfazer dele.

O sofá original tem uma cor bonita, mas mesmo assim foi feita a capa numa tom claro, num tecido mais maleável, isso traz aconchego, conforto. Imagem Bloghogar.

Muitas empresas hoje em dia já vendem o sofá com capa. Isso significa que você pode retirar para lavar, em casa mesmo, e depois colocar novamente. Neste caso, o sofá não pode ficar "sem capa", pois o acabamento não é apropriado para isso.

Hamptons é um exemplo de sofá que já vem com a capa, que pode ser de vários materiais diferentes. Imagem: Brava Forma

Tenho um sofá azul, ou de outra cor forte e quero mudar a cara da minha sala. Fazer uma capa em sarja clara, pode ser a solução, assim quando quiser voltar para o estofado original, é possível.

Se você montou sua casa há algum tempo, deve ter notado que atualmente os estofados de sofá não tem mais estampas florais, muito tradicionais em ambientes clássicos. Muitas vezes a solução é fazer uma capa para ele, em sarja ou algodão, desde que seja um tecido com toque macio e resistente. Essas capas são personalizadas, não adianta tentar comprar pronta, pois cada sofá tem suas características, então o ideal é contratar uma pessoa que faça isso.

 
A primeira foto é da The Slipcover Maker, e a segunda M Ligh in the Box, ambas ajudam a ilustrar como é feita a capa para proteger e/ou esconder seu estofado antigo, que pode ser de um tecido que você não gosta, pode ter manchado, ou simplesmente você quer mudar para deixar para um ar mais moderno.

Um ponto importante a ser analisado é se é possível fazer a capa. Já que existem modelos nos quais as almofadas são fixas, tanto no assento quanto no encosto. Para estes casos é bom consultar um estofador. Em outros talvez não valha a pena, principalmente se a estrutura não estiver em boas condições; aí comprar um sofá novo seja a melhor saída.

Acredito que este modelo de sofá retrátil não seja possível fazer a capa, e neste caso é melhor trocar. Inclusive, evite sofá deste modelo, além de feios, eles ocupam muito espaço atrás para "guardar" o assento quando não estiver em uso. Caso queira esticar as pernas, use um puff solto, é a melhor solução. Imagem: Decorações Móveis

Sofás de courino estraga com o tempo de uso, se pegar sol direto começa a rasgar, além de esquentar as pernas no calor, fazer a capa é uma ótima forma de resolver esses problemas.

Na casa dos meus pais o sofá era uma estrutura de madeira maciça e as almofadas soltas. Durante anos eu presenciei minha mãe comprando espuma e tecido para fazer novas capas para ele, já que com o tempo, elas foram perdendo forma, envelhecendo com o uso; mas a madeira segue intacta. O problema deste tipo de sofá é o conforto. Se você gosta de se jogar para assistir um filme, ele não é o ideal. 

O sofá da casa dos meus pais já foi similar a este, e minha mãe sempre fazia capas novas com zíper, inclusive comprava a espuma, tudo bem handmade. Imagem: Lojas Colombo SA

Inclusive pensando agora nisso, ele representa a forma que as pessoas se comportavam há 50 anos, a maneira de se sentar mais ereta, mantendo uma boa postura para uma conversa. Ninguém ficava horas em frente a televisão. 

 
Alguns exemplos de como a capa dá uma cara gostosa para o sofá, fica mais macio e aconchegante. A primeira foto é da Lolly, a segunda, Leigh, ambas retiradas do Pinterest.

Listrado está muito gracioso, é uma boa opção para mudar a cara da sala. Imagem ikea.uk

E então? Se convenceu? Me conte nos comentários se já teve alguma experiência com capas de sofá, se pretende fazer, se acha prático, confortável....


Imagem Slip Covers by Karen Bean





Comentários