Casa Cor - Ideias Para Cozinha

A Casa Cor SP terminou, mas continuo com as postagens dos meus ambientes favoritos. Hoje vamos nos inspirar nas cozinhas.

Seleção de jarras e vasos em metal ficou muito bonita. É uma ótima dica de decoração colocar os "iguais" juntos, assim eles ganham "força" e se destacam. A iluminação na prateleira também é um ponto alto na cozinha. Se você não tiver como instalar ou tomada para ligar, atualmente existem muitas luminárias recarregáveis ou a pilha/bateria, tudo pensado para facilitar a nossa vida.

Prateleiras acima das bancadas é quase unanimidade, e eu particularmente gosto de ter as louças e utensílios visíveis e à mão. E tem para todos os gostos, Pode ser em madeira, na própria pedra da bancada, mdf revestido em laminado colorido, aço inox. Se tiver iluminação, melhor ainda. Pode ser embutida, como uma fita de led, arandelas (na parede próxima) ou luminárias, o que eu particularmente acho um charme.

 
Bancada com livros e com horta. Qual a sua preferida? Livros, na minha opinião devem estar longe da água, mas eu gosto - e inclusive tenho - livros de culinária na minha cozinha. Separe um prateleira para eles. Já a horta é uma ótima ideia, por facilitar a rotina de cozinhar diariamente. Só não sei como fica a questão da manutenção e dos insetos que devem aparecer. 

Cada vez menos azulejos na cozinha, é o que observei na Casa Cor. A bancada da pia e do fogão precisam de proteção, pode ser na própria pedra ou azulejos. Só que nas demais paredes, tenho visto pintura principalmente. 

  
Essa cozinha tem um fogão de chão grande, com uma chapa de aço inóx para proteção da alvenaria. Uma mistura de louças e panelas antigas e contemporâneas, livros, objetos, quadros, livros, um pouco de tudo para trazer aconchego. Lembrando que é uma mostra de decoração, nem tudo funciona na nossa casa, mas o que vale é uma ideia aqui, outra ali...
 
Escaninhos antigos, me parece de biblioteca ou escritório, também estavam nessa cozinha. A ideia usar móveis garimpados é muito atual. Vasos, livros e até uma escultura, esse espaço não é nenhum pouco minimalista.

 
Chaleira antiga com utensílios também antigos, fazem o contraste com as peças neutras e mais modernas. Destaque para o espremedor de limão do designer Phillipe Starck

Essa bancada com os queimadores do fogão embutido é bem novo, e tem sido muito utilizado em empreendimentos de alto padrão. Lembrando que não podem ser instalados em granitos e mármoresm pois ele não suportam o calor; ou são instalados no porcelanto ou nas pedras sinterizadas, que são feitas com partículas de pedras naturais misturadas a resinas e outros componentes, utilizando alta tecnologia, e por isso, são duráveis, não mancham, e bem caras.

 
Nichos são ótimos para deixar livros, vasos e alguns objetos a mostra, caso você prefira os armários fechados. Adorei essa composição.

 
Adorei essa mesa posta. É um tema que gosto e essa composição estava muito bonita.

 
Cerâmicas no mesmo tom da bancada e revestimento traz harmonia ao ambiente. Esse pendentes, ao lado, estavam muito bonitos, o centro de mesa também. Cuidado para não exagerar, observe e procure trazer a sua realidade, utilizando apenas uma ou duas luminárias, um vaso...a ideia é treinar o olhar.

 
Nichos na bancada são muito bons para apoiar utensílios, para escorredor de louças (a famosa calha úmida), observe nas das fotos os tons naturais em alta. As cores ficam por conta dos legumes, frutas.

Vasos, arranjos, centros de mesa. Flores secas, naturais, objetos e utensílios, todos na mesma paleta de cores com texturas diferentes; traz unidade, traz aconchego. Algumas ideias para treinar seu olhar, isso é bem importante.

 

 

Armários sem portas para organizar as louças, os temperos em vidros, ervas plantadas. Para deixar a mostra é preciso ter um pouco de organização, para não ficar aquela impressão de entulhado. 

Esses puxadores são lindos, parecem esculturas. 

As abobóras, cebolas e alhos, o tom da bancada e dos puxadores, tudo na mesma cartela de cores. Está muito bonita essa cozinha. 


Esses arranjos estão maravilhosos. Trazem cor, trazem a natureza para dentro da cozinha.  No vaso de barro ou de palha, se encaixam muito bem, a mesinha de madeira também está charmosa. Nada de plástico, tudo com textura natural.

Muitas inspirações, não é mesmo? Para encerrar, mais opções de cores para a cozinha, seja nos vegetais, ou nas licoreiras, que podem ser vidros ou vasos.  

  

Dois momentos de azul e amarelo. Cesto trançado - confesso que não sei se é crochê - com maçãs verdes neste tom amarelado. E armários azuis com luz amarelada sobre a bancada e arranjo com limões. Esta segunda foto foge do que vimos até aqui, mas não deixa de ser bonita.

 
Para se inspirar e buscar outras fontes na hora de criar seus produtos ou mesmo, decorar sua casa; essa é minha intenção aqui.


Comentários