Cabeceira - Como Escolher a Sua?

Até pouco tempo atrás as camas eram praticamente todas de madeira ou ferro. Com a chegada das camas box, as cabeceiras se tornaram fundamentais. E opções não faltam, desde a mais simples como uma pintura de meia parede, até as mais sofisticadas com painéis de madeira, ou cabeceiras revestidas com linho, couro, entre outros.

Elas trazem aconchego ao quarto, e quem não quer isso? Vamos as sugestões para você que pretende dar uma repaginada no seu:

- Pintura = Opção perfeita para quem tá querendo economizar. Pintar meia parede de uma cor diferente do restante do quarto é o ideal.

Pintura mais alta que a metade do pé direito, isso precisa ser estudado caso a caso, pois depende do tamanho do quarto e da altura da parede... 
Foto/projeto studioelensaravalli.com

- Papel de Parede = Faz o mesmo efeito que a pintura, só com um toque a mais. O ideal é colocar papel na parede toda e pintar o restante do quarto num tom similar a ele. Fica bem sofisticado.

Papel de parede, ou painel de parede. Ambos são perfeitos para fazer as vezes de cabeceira. Foto: claudia.abril.com.br

- Desenho = Desenho ou uma pintura criativa. Tem habilidade manual ou conhece algum ilustrador? Ótima oportunidade para ter um desenho ou pintura exclusivo na sua parede. 

Não sei se é a própria moradora ou alguma artista contratada, só posso dizer que ficou maravilhoso esse trabalho. Foto: Apartment Therapy

- Almofadas = Opção bem barata também. Você pode usar uma barra de ferro ou madeira (tipo aquelas de utensílios de cozinha) e pendurar as almofadas. Inclusive se não quiser gastar, pode usar almofadas que já tem em casa e colocar apenas o detalhe da alça com botão para prender. Fica um charme, pode tirar para lavar, e é bem confortável.

Observe que a barra é bem delicada, o encaixe também. Treine seu olhar, não é qualquer barra que ficaria boa no contexto deste quarto. Foto site 
digsdigs.com

- Tecido = Esteira de palha, crochê, tricô; são muitas opções. Pode prender com ganchos ou penduradores de roupa, cabideiros, pode fazer em casa, ou até mesmo parafusar. Tecidos coloridos, neutros, peseiras, toalhas, bandeiras, tapeçarias, já vi de tudo, não tem erro.

Foto que tirei na Casa Cor. Tons neutros estão bem em alta, mas o importante é sua casa refletir o seu gosto, e não seguir modismos.

- Estofadas = Uma base de madeira ou mdf revestida com espuma e tecido. Essa é uma cabeceira solta, mas pode ser fixada na parede (aqui na foto é painel de laminado, o que eu não gosto muito). Outra opção é fazer uma capa de tecido para colocar sobre a base de madeira com espuma ou sem. Neste caso é possível tirar a capa para lavar e até fazer outra para trocar de acordo com sua roupa de cama. É das minhas favoritas e pretendo fazer aqui em casa.

Cabeceira estofada com tecido. Foto que tirei na Casa Cor.

Uma boa opção é fazer uma capa em outro tecido, e colocar por cima, fica bem charmoso.
Estas capas são da Sant´ Alberti.

Painel revestido com tecido todo plissado. Foto que tirei na Casa Cor, neste exemplo tem dois painéis, que para uma mostra de decoração, ok, já na sua casa é melhor um apenas. É importante saber filtrar o que vemos e levar para nossa realidade.

Cabeceira estofada com dois tecidos, num formato mais clássico. Quase mimetiza com a cortina do fundo e o tecido que reveste as paredes. Como disse na foto anterior, é preciso conhecer para poder decidir o que gostamos ou não. Foto que tirei na Casa Cor.

- Painel de Madeira = Das opções é a que mais projetei. A maioria dos clientes que chegam até nós, arquitetos, querem painéis de madeira. Pode ter iluminação embutida, pode ser ripado, tipo lambril, com almofadas, tipo boiserie ou liso. Hoje em dia vejo opções mais baratas usando ripas de mdf, de pvc, de isopor... coladas direto na parede, sem ter o fundo de madeira. Depois é só pintar tudo da mesma cor que ninguém vai perceber. Só que não tem como embutir as luzes, como esconder fios, já que com este painel de fundo, conseguimos facilmente trocar as tomadas de lugar.

Ripadinho ou o famoso shiplap, com prateleira para apoio de quadros. O ideal é pegar a parede toda atrás da cama, fica muito aconchegante,  Foto: 
blancointeriores.blogspot.com

As ripas separadas formam as almofadas, é um desenho que gosto, sem muitos detalhes. Segue a mesma ideia do anterior, com a prateleira para quadros. Foto 
outlook.live.com

Painel liso revestido em madeira e que provavelmente tem iluminação por trás. Simples e sofisticado. Foto: 
vivadecora.com.br

Existem muitas opções, nem falei de todas, mas acredito que consegui te dar ideias para a sua casa. Me conta o que achou? Qual a sua favorita?

Comentários