DIY - Banco Bandeirinha

Não sei o nome oficial, mas eu chamo de banco bandeirinha, já que as laterais dele são no formato de bandeiras de Festa Junina.

Composição com livros, quadro e um vaso. Adoro essa parte de montar um ambiente aconchegante.

Mais uma peça feita com as sobras de madeira que estavam aqui em casa. Se você não viu os outros posts, vou deixá-los aqui: banco azul e mesa de centro.

Usei pinus que sobraram da cadeira que fiz no curso de marcenaria. E essa madeira é bem macia, e se não foi bem tratada, empena. Foi o que aconteceu com uma tábua, só que decidi usar assim mesmo.


 
Pelas fotos não é perceptível a madeira empenada, mas isso não atrapalhou a peça pronta. Inclusive eu deveria ter deixado o assento maior, sobrando dos lados, para esconder a diferença que ficou.

Fiz um projeto a mão mesmo, considerando as medidas das tábuas e as espessuras. A madeira mais grossa seria o assento, e o travamento: já as laterais (as bandeiras) seriam na madeira mais fina. 

Medi tudo para aproveitar ao máximo o material, e durante o processo de corte - foi tudo feito com a serra tico-tico e lixado na mão, inclusive usei uma lima para dar o acabamento arredondado do triângulo - pensei em mudar algumas coisas, mas acabei não fazendo. Fica para um próximo projeto.

 
Estou usando como decoração, mas ele ficou bem firme e ótimo para se sentar. Fiz com altura correta de banco, assim ele pode servir para acomodar mais uma pessoa sentada.

Usei parafusos que eram da poltrona, e cavilhas para não ficar marca no assendo. Deu um pouco de trabalho para acertar os furos, ainda mais com a tábua empenada; e com um pouco de paciência consegui finalizar.

Ficou um banco bem charmoso e versátil, pode ser usado em muitos ambientes, por enquanto ele está na minha cozinha.

 
Não temos a serra de bancada, com ela seria tudo bem mais fácil, as madeiras ficariam exatamente iguais, tudo certinho e alinhado. Vida real, usei serra tico-tico e cada parte fica de um jeito, por mais que eu meça e tente cortar igual. Usei a lixa e a lima para acertar a abertura e no final gostei muito do resultado. Feito e melhor que perfeito!

Não fiz um passo a passo por motivos de não ter tempo para gravar e editar. Mas se você quiser fazer o seu, use o assento como referência de medida, inclusive na espessura. A altura final do banco deve ser entre 43 a 45 cm; use duas madeiras para as laterais e uma para travamento. O desenho de triângulo é opcional, mas eu gosto. Parafuse as laterais ao travamento central, depois encaixe o assento. Eu usei cavilhas mas pode ser parafusado também.

Se tiver dúvida, me chama que a gente conversa.

Comentários