Trançado Japonês com seda na Japan House SP - Kumihimo

 As exposições estão em alta novamente - ainda bem - e eu, aos poucos vou voltando a fazer o que mais gosto: visitá-las! E melhor ainda se tiver uma oficina envolvida, como neste caso.

Fios de algodão no lugar da seda, palitos de madeira ou invés de carretéis; assim eu fui encontrando uma forma de fazer em casa o cordão aprendido na oficina.

O Kumihimo é uma técnica de trançado de fios de seda, que formam cordões coloridos. Na exposição é possível observar os suportes - marudais e takadais - que são utilizados para a produção dos cordões, que vão desde os mais simples com quatro conjuntos de fios, até os mais elaborados com 140 conjuntos. Para saber mais acesse o site da Japan House.

Sempre vale ressaltar a beleza desse prédio. A primeira foi tirada de fora, e a segunda de dentro, olhando para a Paulista.

A empresa Domyo produz há mais de 10 gerações esses cordões manualmente. E nós brasileiros temos o prazer de ter contato com essa técnica belíssima através dessa exposição e das oficinas, onde é possível tocar os marudais, sentir a seda, o peso dos carretéis e participar de coletivamente da criação de um cordão tecido coletivamente.

       
Cada suporte produz um tipo de cordão diferente. Manualmente poucas empresas ainda fazem, como a Domyo, hoje em dia as máquinas fazem esse papel.

Saí muito animada da oficina e já pensando em como poderia reproduzir em casa, já que a parte do cordão feita por mim ficou na exposição para que outras pessoas pudessem continuar a trançado. 

Uma verdadeira obra de arte!

A sombra projetada também faz parte do encantamento proporcionado pelo trançado.

Normalmente quando aprendo algo novo e bem diferente do que estou habituada, eu anoto no caderno. Faço desenhos de forma a deixar tudo bem claro para uma futura consulta. Além das anotações, fiz alguns vídeos durante a aula. 

Exemplo de suporte com vários feixes de fios de seda. Trabalho primoroso.

 
Conhecendo os materiais e os tipos de cordões. O brilho da seda e os carretéis maravilhosos de madeira.

 

 
Esperando a oficina começar. Foram cinco grupos de seis pessoas, cada um com um marudai com cores diferentes. O do meu grupo era esse verde, branco, terracota e amarelo. Cada pessoa tinha um tempo cronometrado para testar o trançado, enquanto os demais ficavam observando e palpitando...

Estou aprimorando o suporte, mas consegui adaptar com fio de algodão que tinha em casa, e os primeiros centímetros trançados saíram! Que felicidade!

 
  
Poderia ter usado cores mais contrastantes, mas como primeira experiência fiquei feliz com o resultado.

Aproveite para visitar a exposição até o fim do mês de agosto, agora quanto as oficinas, as últimas serão num sábado e domingo, dê uma conferida no site. Tudo gratuíto, mas com vagas limitadas.


Comentários