Você Tem Fome de Quê?

Dia destes mandei uma foto para minha mãe da mesa do almoço que eu tinha acabado de fazer. Ela me respondeu: - aprendeu rápido, parabéns!

Macarrão alho e óleo com atum. Receita da sogra e que fica uma delícia!

Eu nunca fui dos afazeres domésticos.Quando criança - enquanto meus pais trabalhavam - minha tia cuidava da gente, e eu não fazia nada em casa, só copiava as receitas para ela num caderninho (inclusive já falei muito dele, dos meus erros de escrita de criança, quantas risadas não me renderam), e para mim tudo bem.

Me lembro de ter tentado fazer algumas coisas na cozinha, isso pré adolescente, e foram todas frustradas. E todo começo é assim mesmo, mas eu desisti, coloquei na minha cabeça que cozinhar não era pra mim e este foi meu lema por anos.

Peixe com batatas que fiz na Páscoa. Ficou muito saboroso e fazia pouco tempo que eu estava no comando da cozinha...

Quando viajava com amigas, parentes eu era aquela que lavava a louça e olhe lá...nem fritar um ovo sem deixar a casca cair na panela eu conseguia. 

Fiz meu primeiro arroz há 10 anos, quando meu pai ficou doente e internado por longos períodos, e não tinha ninguém para cozinhar. Então decidi que seria a hora de aprender. Foi mais ou menos nessa época que conheci a Rita Lobo, e isso tornou tudo muito mais fácil. 

 
Couve refogada e salada de grão de bico. Nunca tinha feito grão de bico na vida, peguei uma receita e fui na cara e coragem, ficou muito bom.

Quando eu pegava uma receita logo no início já pedia para refogar a cebola. Mas para quem nunca cozinhou o que é refogar! Eu não sabia. As receitas da Rita são super detalhadas e isso me motivou a me aprofundar.

Fui comprando livros, assistindo programas culinários e fazia umas poucas coisas em casa, sempre com ajuda da minha mãe. O recheio das empanadas que tanto posto sempre foram feitos por ela, eu ficava com a massa e a montagem. Risoto eu aprendi a fazer - aliás é bem tranquilo - e se tornou um dos meus curingas na cozinha. Bolos eu fazia sozinha, aliás bolo é uma ótima maneira de começar, pois dificilmente dão errado.

Pela primeira vez fiz o recheio das minhas empanadas, foi sucesso! Sopa que amo comer e um pãozinho de frigideira chamado Chapati, receita da musa Rita Lobo.

Quando me mudei em abril desde ano, cozinhar estaria entre as minhas incumbências, e isso me preocupava. Mas fui usando todo conhecimento que eu tinha adquirido nos últimos anos, mesmo sem tê-los colocado em prático e foi dando certo.

Minha mãe e sogra me ajudaram muito fazendo marmitas, dando dicas, ensinando receitas...e hoje quando coloco a mesa e vejo que tudo que está ali foi feito por mim me traz uma grande realização pessoal. Eu sou capaz, e não so de fazer a comida, mas de fazer uma comida gostosa. 

Até doce de leite eu fiz...

Imagino que para quem me acompanha no instagram deve achar banal isso de cozinhar, mas quem me conhece de perto sabe o quanto é surpreendente. Acredito que deve ser a mesma sensação que alguém que nunca usou uma furadeira conseguir pregar a primeira prateleira!

As ferramentas sempre me foram mais familiares do que as panelas. E quando vejo que já estou conseguindo manuseá-las com um certo domínio, me sinto sim muito feliz!

Você tem fome de que? Eu, de aprender.

Comentários