Móveis de Madeira - Você Sabe O Que Exatamente Está Comprando?

Pensando em comprar um móvel para sua casa e quando começa a pesquisar descobre que não é tão simples assim. MDF, MDP, madeira de reflorestamento, madeira maciça, madeira de demolição; as opções são muitas - e os valores também - e na grande maioria das vezes você acaba adquirindo um tipo de madeira que nem é madeira e levou gato por lebre para casa. 

Vamos desmistificar isso?

Móvel gaveteiro em madeira maciça mogno é uma raridade. Normalmente é possível garimpar em lojas de antiguidades, como o Jardim Velharia.

Madeira Maciça - se você encontrou um móvel com valor alto, provavelmente ele é de madeira maciça. Mas existem muitos tipos de madeira, não é mesmo? Cada uma tem seu grau de dureza, de resistência e é por isso que só a informação de que a madeira é maciça não é suficiente.

Dentre as madeiras maciças existem as madeiras de lei, ou seja, madeiras mais nobres que são nativas do nosso país, tem crescimento mais lento e maior resistência; e receberam essa classificação na época da colonização, pois era preciso pagar uma taxa para utilizá-las. 

São elas: jatobá, ipê, cedro, peroba rosa, mogno, jacarandá, nogueira, pau-ferro, pinho, camuru. Para mais detalhes sobre elas, veja este site.

Já as mais moles, que são facilmente encontradas atualmente em móveis, apresentam um valor mais baixo por não serem tão resistentes a fungos e a intempéries. O pinus por exemplo é uma madeira macia, muito fácil de trabalhar, apresenta muitos nós - o que não é uma boa característica - e a sua cor é bem clara. 

Móvel em compensado revestido com folha de jacarandá, também do Jardim Velharia. Dá para observar que dentro o móvel é de outra cor, isso é uma grande informação para quem quer um de madeira maciça, que tanto dentro quanto fora é a mesma cor.

Folhados em Madeira Maciça - Algumas madeiras são praticamente impossíveis de se ter hoje em dia, por isso a indústria produz folhas bem finas delas e revestem um móvel de madeira menos nobre (não gosto muito de usar esse termo, acredito que cada madeira tem sua função, e todas, ao meu ver tem sua beleza), é o que chamamos de móveis folheados de madeira tal, por exemplo folheado de mogno.

Imagem que ilustra bem a diferença entre eles. Foto Líder Interiores.

MDF - Não é uma madeira, mas sim um aglutinado de materiais, incluindo fibras de madeira, prensado em altas temperaturas. Foi uma alternativa encontrada para a produção de móveis planejados. O revestimento pode vir de fábrica - são as chapas com acabamento branco - ou receber um laminado melamínico - tipo Formica - ou uma folha de madeira natural, e até mesmo uma pintura. São ótimos para trabalhar em curvas, pois apresentam o miolo homogêneo. Não podem ser expostos a umidade, apesar de hoje me dia existiram placas mais rígidas, que "aguentam" mais a água, ainda assim requerem maior atenção.

MDP - É composto por três camadas, sendo o miolo de partículas de madeira (que são percebidas a olho nu) e as externas mais finas. São bem mais resistentes que o mdf, e por isso usadas em tampos, prateleiras, ou seja formas retas.

É muito comum os móveis serem feitos com os dois materiais, as estruturas e prateleiras em mdp e as portas em mdf, que permite o desenho, as formas arredondadas.

É muito comum os móveis de reflorestamento terem essa cara mais rústica. Alguns recebem pintura, verniz que acabam mudando um pouco a tonalidade da madeira. Este é da Theodoro.

Madeira de Reflorestamento - São cultivadas exatamente para isso, para serem utilizadas pela indústria. Apresentam crescimento rápido e assim que extraídas, outras são plantadas no lugar, de forma sustentável. Dentre as principais florestas plantadas brasileiras, estão as de eucalipto e as de pinus.

Madeiras diferentes num mesmo móvel, essa é característica principal dos móveis de demolição.

Foto Protechgroup

Madeira de Demolição - São garimpadas em demolições, ou seja, são madeiras maciças, muitas vezes de lei, que são reaproveitadas para a fabricação de novos móveis. Eles apresentam a característica de cada madeira, e apresentam muitas vezes marcas de uso, do tempo. Uma mesa de madeira de demolição pode apresentar vários tipos de madeiras diferentes, pois nem sempre se tem a quantidade necessária de uma madeira só.

Eu gosto muito de móveis de madeira de demolição. Mas cuidado para não transformar sua casa na cidade, em casa de campo! Um móvel ou outro é bonito, mas todos de demolição não fica harmônico. A mistura de madeira é muito importante na casa, não se preocupe que elas combinam lindamente, ainda mais se forem maciças.

Para armários de cozinha e banheiro uma boa alternativa é usar os MDFs e MDPs. Só não aconselho fazer a casa inteira com móveis planejados, uma estante de madeira solta, uma cristaleira, já fazem uma bela composição no ambiente.

Uma dica se for comprar on line, se o móvel é de madeira maciça logo na descrição terá essa informação. Quantas vezes busquei o tipo de madeira na descrição e não encontrei, ou seja, era um mdf, ou pinus, nada contra, mas desde que a sua aquisição seja consciente. 


Comentários