Bruxa Natural - Conhecimentos Ancestrais Para Viver Em Harmonia Com A Natureza

A palavra bruxa traz uma conotação ruim, mas nem sempre foi assim. As bruxas eram na verdade mulheres sábias, que traziam consigo ensinamentos ancestrais sobre a cura através das plantas, da natureza.

Eu brinco que tenho uma tia bruxona mesmo. Na família é ela quem detém o conhecimento das formas naturais que vão desde o tratamento para todos os tipos de doenças, até de problemas cotidianos como tirar mancha do pano de prato...

Meu "caldeirão" de onde saem as poções mágicas...

Ontem liguei para ela - uma jovem senhora de quase 89 anos - e perguntei como eliminar umas pragas que estão devorando minhas plantas do canteiro. E a receita caseira que ela me deu foi 1 litro de álcool e pimenta malagueta ou uma bem forte, deixar de molho num recipiente fechado por alguns dias, quando for usar, colocar no borrifador essa mistura com um pouco de água - para não matar a planta, foi o que ela me disse - e aplicar nas folhas.

Desde novinha, ainda quando morávamos juntas, eu sempre a via tomando chás, passando folhas nas feridas, deixando a roupa "quarar" no sol para tirar as manchas...ela sempre tinha uma receita para o que a gente precisasse. Isso muito, mas muito antes de existir internet. Na época em que o conhecimento era passado pela família, de geração para geração.

Já tem um tempo que passei a organizar minhas ideias e informações em cadernos. Criei esse para escrever o que aprendo sobre chás, sobre tratamentos naturais e outras coisas relacionadas a isso. Normalmente vou dando print nas postagens e tiro um tempo para olhar e anotar, só assim será uma fonte de consulta verdadeira.

Não apenas doenças, mas ciclo menstrual é muito interessante de ser observado. Desde que parei com o anticoncepcional sintético e o meu ciclo voltou a ser natural, tenho percebido como estou em cada período do mês. Às vezes disposta, ativa, produtiva; outras mais introspectiva, querendo me resguardar...é muito importante se conhecer e respeitar seus limites.

Com o dr. Enxaqueca aprendi que tomar sol, ter contato com a natureza também fazem parte do nosso tratamento para ter uma boa saúde. E com tantos outros profissionais que seguem essa linha mais natural aprendo bastante.

 
O livro é lindo e foi super bem recomendado. Não vejo a hora de absorver essas informações.

Acredito que essa vontade de conhecer melhor a medicina natural veio primeiro do convívio com minha tia. Pesquiso muito sobre chás, sobre todo o que envolve o bem estar. E quando vi o livro Bruxa Natural Guia Completo, fiquei animada para aprofundar ainda mais. Comprei recentemente e ainda não consegui ler, a minha rotina atual está sendo construída ainda, e por isso tenho tido pouco tempo para a leitura. Mas será das próximas, e então farei um post sobre ele.

Me conta se você também tem algum conhecimento ancestral que deve ser compartlhado?


Comentários