Adriana Varejão - Pinacoteca de São Paulo

Visitei na última sexta-feira a exposição Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas; na Pinacoteca. A exposição é bem completa, reune mais de 60 obras da artista carioca, desde 1985 até 2022.

 

A área central da Pinacoteca recebeu essas "esculturas" com azulejos rasgados com a carne aparente. Essa foi minha interpretação...

A diversidade de técnicas é muito presente, por um instante pode-se dizer que não foram criadas pela mesma artista, apesar do tridimensional ser um ponto comum entre quase todas.


 

  

Essas pinturas com relevo são maravilhosas! Peguei alguns fragmntos para mostrar os detalhes. Fiquei observando por muito tempo cada uma delas....é uma viagem.

 
Estes discos que parecem pratos, com desenhos e objetos em 3d também são muito bonitos. A exposição abrangeu anos da carreira dela, por isso a variedade de temas.

Algumas me trouxeram um certo incomodo, as aberturas nas telas como se fossem feridas, são impressionantes. A carne exposta, extrapolando o plano, como se "pulasse" da pintura, realmente são intrigantes.

 
Trabalho é impecável, e talvez por isso me causou tanta repulsa. Só vendo de perto mesmo para sentir...

Arte é assim, você precisa sentir e talvez você não tenha a mesma sensação que tive. Inclusive passei rápido por elas, e já em outras eu pude apreciar por mais tempo. A combinação de cores, os relevos, as "esculturas" dentro dos quadros chamam muito a atenção.


 

 
Das obras que mais gostei. A paleta de cores estava perfeita, tudo muito harmônico, e adorei ver as tintas que foram usadas para essa criação.

 
O prédio da Pinacoteca é muito bonito, projeto do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, foi reformado em 1998 pelo Paulo Mendes da Rocha, que uniu o antigo ao novo de forma magistral.





Ela fica em cartaz até 01 de agosto, se programe caso queira visitar, e aproveite o prédio que é belíssimo, veja o acervo, tome um café com vista para o Parque da Luz, é um passeio muito gostoso.


 
Essa série de azulejos é maravilhosa também. Aliás foram poucas as obras que não me apeteceram, a exposição em si é muito linda e inspiradora.




Comentários