Exposição A tensão - Centro Cultural Banco do Brasil

A exposição mais comentada atualmente é A Tensão, de Leandro Erlich no CCBB. Os ingressos são gratuítos, mas é preciso reservá-los, e as sextas eles são liberados no site. Escolhi a segunda de manhã, por ser um dia mais tranquilo, e foi mesmo. Segundo a funcionária, a partir de quarta as filas são maiores, mesmo tendo reservado horário.

Registro feito lá de cima, a piscina foi construída no átrio central do Centro Cultural. Incrível!

Uma piscina foi construída no hall de entrada do Centro Cultural - aliás se você ainda não conhece este edifício não perca a oportunidade, ele é lindo, uma viagem no tempo - e primeiro vemos a piscina de cima, como normalmente acontece em qualquer uma. A grande diferença é o fato de podermos entrar "embaixo" dela, como se existisse uma camada de água entre as pessoas que estão em cima, e as que estão dentro, tudo isso sem se molhar.

Parece confuso? Registrei alguns momentos, mas talvez somente estando lá seja mais fácil a compreensão, ou melhor, a sensação que a obra transmite. O movimento da água para quem está embaixo me deu uma certa vertigem...

Na parte de cima da piscina...
 
 
... e na parte de baixo...

 
... ou melhor, dentro da piscina.

Eu não conhecia a obra do Leandro, e gostei muito dos cartazes de filmes desenhados a mão, são incrivéis! Passar a sensação de profundidade, de se ver através do espelho não é tão simples assim. Achei maravilhoso.


 


As obras passam essa sensação de ver uma coisa e sentir outra. Não sei bem como explicar, acredito que ela seja mesmo para sentir. A sala fantasma com as cadeiras vazias, e olhando pelo vidro o reflexo da lousa, dos livros. Tem muito que explorar por lá, inclusive é ótima para levar as crianças.

 
A sala toda preta, com mesas e cadeiras vazias, mas quando se olha ao lado, é como a sala estive com carteiras escolhares, livros sobre elas, lousa, como se fosse uma sala de aula em uso.

 
Vários vidros equidistantes dando a sensação de nuvens. Navio flutuante, como se estivéssemos vendo o reflexo dele sob o mar...

As portas azuis com almofadas, remetendo a época em o Banco foi construído, gostei bastante. Como já comentei, o prédio é lindo e por si só vale a visita. Agora tem o Café Girondino no térreo, programa bem gostoso para fazer no Centro Histórico de SP.



 
Devo ter inúmeros registros desse piso. Aliás esse edifício como um todo é maravilhoso. Adoro a porta do cofre que fica no subsolo. Cada cantinho vale se bem observado.

Fique atento que fica em cartaz até dia 20 de junho.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico SP
Fecha às terças.

 

Oito pessoas por vez se revezando para as fotos, as vezes acontece isso, uma sai no fundo da sua...

 




Comentários