Faça Boas Escolhas Para Sua Casa

Os últimos anos passamos mais tempo em casa do que em qualquer outro lugar. E naturalmente ela foi se tornando o foco das nossas atenções. Troca de sofá, mesa para homeoffice, plantas na varanda, cores nas paredes, tapete novo...

Tudo começa com um projeto. É possível fazendo boas escolhas.

Para quem está se mudando, reformando, ou apenas dando uma repaginada na casa, separei algumas dicas importantes:

Faça uma "limpeza" em todos os ambientes da casa. Comece pela cozinha, abra as gavetas e armários, veja o que está bom para uso, o que estragou e pode ser arrumado, o que pode ser doado e o que deve ser descartado. Você não precisa ter cinco espátulas de silicone, 20 potes plásticos sem tampas, panos de prato puídos de tanto uso, tampas de panelas amassadas...Olhe com carinho e veja o que realmente você precisa manter. Não se esqueça do quarto, banheiro, área de serviço, sala...veja tudo, inclusive remédios documentos...

Bota uma roupa confortável, uma música, e bora destralhar a casa. 
Imagem:  mohamed Hassan por Pixabay 

Depois dessa faxina vai sobrar espaço e você vai perceber o que falta. Caso não seja urgente, espere mais um pouco e veja se realmente você vai precisar daquilo. Podemos viver com muito menos do que temos. 

Faça boas escolhas. Ao invés de ter seis jogos de lençóis ruins, tenha dois bons. Pense que o tecido tem que ser natural, 100% algodão já é incrível. Tenha cuidado com a quantidade de fios, algo que está muito difundido hoje em dia. Nada adianta ter um lençol 600 fios de poliéster, entende? A quantidade de fios é importante desde que o material seja natural. 

Cama com cara de hotel todo dia? É possível, só precisa se organizar.
Imagem de Csar-Fotografie por Pixabay 

Procure sempre por 100% algodão (ou linho) e depois veja a quantidade de fios que você puder comprar. Vá trocando aos poucos, compre um primeiro, espere quando for possível e só assim tenha outro de boa qualidade. Acredito que três jogos de lençóis seja mais que suficiente. As combinações ficam por conta das capas de almofadas e de edredons, das peseiras, dos cobre leitos...

Pense que você passa grande parte da sua vida dormindo. Invista num colchão legal, numa cama confortável. O mesmo serve para a hora do banho. Tenha toalhas macias, produtos cheirosos, um banheiro claro, limpo, sem torneira pingando, sem porta de armário que não fecha. 

Sofá que te abraça ou que te faz sentar corretamente? Tudo depende da rotina da casa, há quem receba muitos convidados, há quem só veja tevê no quarto. Esses fatores devem ser levados em consideração. Pesquise sobre sofás, sobre mesas e cadeiras. Evite comprar por modismos. Móveis são para a vida, se bem escolhidos. Você pode trocar o estofado, fazer capas e ele estará sempre novo, desde que a estrutura seja boa.

Troque suas lâmpadas por amarelas (ou neutras). Sim, existe uma lenda de que as brancas iluminam melhor, mas não, elas "enfeiam" o ambiente. Luz boa, luz bonita é a luz da natureza, a luz do sol. E não branca tipo centro cirúrgico. E se por acaso ficar escuro, na verdade está faltando lâmpada, invista em abajures, arandelas. Sua vida vai mudar, confie.

Vai encarar uma obra? Escolha um piso bom, o melhor que você puder pagar. Pense que dificilmente você vai trocar os revestimentos em três, 10 anos. O ideal é que você use o mesmo piso para a casa toda, desta forma a economia é muito maior e a sensação de amplitude também.

Se puder escolha sempre a madeira. É um revestimento muito bonito, aconchegante, durável e atemporal. Não vai ficar datado e com certeza você não vai enjoar dele. Use na sala, nos dormitórios, corredores, só não nas áreas molhadas com banheiros e cozinhas. Existem pessoas que mal cozinham e até usam madeira neste ambiente, mas eu não aconselho.

Se for colocar porcelanato - nunca os brilhosos! - neste caso entre com ele em todos os ambientes: sala, quartos, banheiros, cozinha, área de serviço e até área externa. Fica excelente. Evite usar soleiras! Existem outras formas de resolver os degraus entre ambientes. Fiz um post falando sobre

Tem dúvidas com relação ao tamanho e disposição dos móveis? Contrate um profissional para fazer um layout para você. Nele consta um desenho da planta da casa ou apenas de um ambiente, com as medidas e móveis sugeridos para você comprar. Lembre-se que ter esse tipo de orientação é muito importante e você economiza evitando adquirir coisas desnecessárias.

Os tópicos são muitos, mas acredito que já deu uma boa clareada. 


Comentários