Leituras de 2021

Todo ano eu faço um post com os livros que li durante o ano anterior. E isso me ajudou muito a me manter firme e não desistir, mantendo meu hábito de leitura em dia.

Não é competição - existem inúmeras pessoas que leêm bem mais que eu - mas quem sabe eu consiga te inspirar um pouco.

Vamos lá?

Livro e amigurumi combinando.

1 - Leonardo da Vinci - Walter Isaacson - Que livro! Comecei o ano muito bem. Já tinha ouvido falar das biografias do Isaacson, e não me arrependi. Livro com ilustrações, muito detalhado, bem escrito. Super indico.

2 - Sobre a Escrita - Stephen King - Outro livro incrível! Não leio Stephen por não gostar de literatura de suspense, mas depois de entender como ele escreve, fiquei com vontade. Acho que é um livro importante para todo mundo, não apenas quem quer ser escritor, afinal para nos comunicarmos usamos muito a escrita. 

3 - Dona Bárbara - Rômulo Gallegos - Participei do financiamento coletivo dele, a editora Pinnard queria resgatar os clássicos latinos que estão fora de catálogo. Gostei da história, bem interior, parece aquelas novelas brasileiras. Coloco sempre um de não ficção para equilibrar a leitura.

4 - Café Com Lufe - Lufe Gomes - São crônicas do dia a dia, histórias de conhecidos, que traz muitos aprendizados. Leitura gostosa para nos inspirar.

5 - A Morte de Ivan Ilitch - Lev Tolstói

6 - O Domo de Brunelleschi - Ross King

7 - Equador - Miguel Souza Tavares

8 - Teto para Dois - Beth O´Leary - Super indico, muito divertido apesar de ter assuntos mais sérios envolvidos na trama. Foi a leitura do Clan Clube, o 1o clube de livros que participei.

9 - A Arte de Escrever - Arthur Schopenhaurer

10 - Inteligência Visual - Amy E. Herman

11 - Frankstein - Mary Shelley - Queria muito conhecer a história real, por isso que a leitura é tão importante para mim. Gostei demais, desta edição da Zahar que tem textos complementares que ajudam a entender o contexto histórico.

12 - Entre umas e Outras - Julia Wertz - Quadrinhos para adultos. A autora e desenhista conta sua história de vida, quando se muda para Nova York. Ilustrações maravilhosas, texto divertido. Indico.

13 - O Caminho do Artista - Julia Cameron - Muito bom, não é nada clichê e super vale a pena a leitura. Ainda não pus em prática, mas pretendo.

14 - A Teoria das Nuvens - Stéphane Audeguy - Não gostei, achei meio descritivo demais. A história é boa, mas achei cansativo.

15 - O Filho de Mil Homens - Valter Hugo Mãe - Maravilhoso! Quero ler tudo de VHM, achei de uma sensibilidade ímpar.

16 - Xamã - Noah Gordon - Sou fã dO Físico, e gostei muito da continuação; livro bem grande, mas de leitura leve.

17 - Casados com Paris - Paula Mclain - Para saber mais sobre a vida de Hemingway e sua primeira esposa. Gostei muito.

18 - A Amiga Genial - Elena Ferrante - Elena é Elena. A história é muito bem contada, a gente entra na vida dos personagens, não tem como não se envolver com a trama. Agora preciso ler os demais.

19 - Napoleão - Uma Vida - Vincent Cronin

20 - A Viagem de Cem Passos - Richard C. Morais

21 - O Artífice - Richard Sennet - Leitura em grupo, com encontros virtuais a cada 15 dias. Foi uma experiência diferente, as minhas leituras são sempre solitárias, mas gostei bastante de trocar com as outras pessoas. O livro vai muito além do artesanato, do feito a mão. Indico.

22 - O Coração das Trevas - Joseph Conrad

23 - Deuses Americanos - Neil Gaiman

24 - A Troca - Beth O´Leary - Pode ler a Beth sem medo. Outra grata surpresa, história envolvente, não tem como não gostar.

25 - Dias de Abandono - Elena Ferrante - Um soco no estômago. Como a Elena é mestre em nos falar a verdade. Se você está em processo de separação talvez não seja uma boa. Ou seja, não sei.

26 - O Fantasma de Canterville e outras Histórias - Oscar Wilde

Comecei escrevendo um pouco sobre cada leitura, mas achei que ficaria grande demais. Se por acaso você tiver interesse em saber sobre algum livro, deixe nos comentários que a gente conversa mais.


Comentários