Armário Cápsula - Já Ouviu Falar?

 Já ouviu falar em armário cápsula? Hoje em dia, com cada vez menos espaço dentro dos apartamentos, a ideia é ter poucas roupas, mas de qualidade, e assim evitar desperdícios.

A paz que um armário bem organizado traz não tem preço. 

Se conhecer acredito que seja o ponto fundamental para se ter um guarda-roupa mais enxuto. Olhe para suas roupas e veja as que mais usou nas últimas semanas, procure semelhanças entre elas, pode ser cor, modelo, um detalhe; busque padrões para que assim você comece a identificar o que gosta.

Bora tirar tudo do armário e começar? Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Você já comprou uma peça de roupa por que estava em promoção e tenho certeza que nunca usou. Ou ganhou de presente e não serviu; usou tanto que furou, rasgou... São só alguns exemplos que acabam se repetindo e quando percebemos o armário está cheio de roupas que não usamos e não gostamos mais.

Poucas, mas boas escolhas. Foto: Shopify

Consultei alguns sites especializados e o ideal é ter mais partes de cima para combinar com as calças, shorts e saias. Roupas atemporais também são um ótimo investimento, passa ano, entra ano e elas estão sempre em alta. 

Nada de acumular muitas peças iguais. Foto: Shopify

Divida por tipo, como por exemplo: trabalho, dia a dia, academia...Ter de 30 a 40 peças por estação está de bom tamanho. Isso inclui sapatos, bolsas, cachecóis...Para começar que tal três vestidos, seis saias, cinco casacos, três blusas, duas jaquetas, cinco calças e seis camisetas? Às vezes nos parece pouco, mas quando fazemos essa observação, acabamos percebendo que usamos sempre as mesmas peças...

Necessaires são ótimas para organizar malas. Na Arthé Store tem vários modelos,
 inclusive para levar seus projetos de crochê, livros, cadernos...

Até para viajar é mais fácil escolher os looks. A dica é saber a previsão do tempo da região em que você vai e a partir disso separar as peças. Eu gosto de meias calças ou legging para usar com vestidos e /ou shorts. Tanto é possível usá-los sem para os dias mais quentes, e com nos mais frios.

Suas roupas estão "pulando" do armário? Tá na hora de fazer uma seleção de quais peças ficam e quais serão doadasFoto de Ketut Subiyanto no Pexels

Esse conceito de armário cápsula é antigo, surgiu nos anos de 1970 com a estilista Susie Faux, mas não se tornou muito popular, já que as lojas estilo fast fashion estavam em alta. Nos últimos tempos essa ideia tem feito cada vez mais sentido.

Eu ainda não aderi, como costuro acabo fazendo muitas roupas para mim, mas é um desejo que quero alcançar no futuro.


Comentários