Retrato Bordado em Ponto Cruz

Como é interessante essa "atualização" das técnicas manuais para os dias de hoje. Ponto cruz é uma técnica bem antiga, minha mãe e minhas tias fazem, muitas pessoas inclusive entraram no mundo do artesanato através dele.

Vovó Ana Bela e Vovô Sebastião. A foto era preto e branco, então a escolha das cores das roupas foi aleatória

As meninas do coletivo Meio Fio são ótimas em questão de trazer novidades para as técnicas já conhecidas, e foi assim que descobri os retratos bordados.

Você envia uma foto para elas, através de um programa a foto é pixelada, ou seja, vira um monte de quadradinhos. Próximo passo é pegar uma placa de madeira furadinha, escolher as e começar a bordar.

Recebi o kit no final do ano passado. Mas com a loucura toda ele ficou guardado e só agora eu resolvi pegar, quase um ano depois.

Escolhi as fotos dos meus avós maternos, ano passado em meio ao caos da pandemia, tentei me aproximar das minhas origens, me conectar com meus antepassados, e achei que bordar a foto deles seria uma grande oportunidade para favorecer isso.

Detalhes do bordado da minha avó. Não registrei o avesso, mas depois que aprendi a fazer ele sempre fica perfeito. Só que neste caso tem algumas linhas que fazem os contornos, os desenhos, e elas "atrapalham" um pouco a "perfeição".


Detalhes do meu avó. Dentre os dois, ele ficou bem mais parecido.

O kit vem completo, com fios e agulhas também. Caso você queira esconder o fundo, tem um feltro para dar acabamento. Ou seja, uma ótima dica de presente. Acredito que você posso adquirir o kit já bordado também, mas eu quis bordar os meus.

Comentários