DIY - Velas e Cachepôs - Experimentos com Argamassa e Cimento

Dando sequência aos meus estudos com argamassa e cimento, mostrei neste post aqui o cachepô feito com plafon de vidro, enquanto ele secava, fiz muitos outros testes.

Qualquer coisa pode virar molde. Bandejas de plástico, de isopor, copos, potinhos tipo tupperware, até ovo eu usei.

Copinho de plástico amassado, este é um clássico que sempre quis fazer. 
A vela nasceu de um erro, dei um novo olhar para o copo quebrado.

Os copinhos foram feitos com argamassa e cimento, misturei aleatoriamente um pouco de cada até atingir uma consistência firme. Amassei depois de ter colocado a massa, fica bem interessante. O segundo era para ser um vaso, coloquei um tubo de cola dentro para fazer a parte interna, mas quando fui desenformar ele quebrou.

Decidi aproveitar a base inteira fazer uma vela. Derreti uma vela de 7 dias, enrolei uma manta térmica com textura em volta de tudo, prendi com fita e joguei parafina, coloquei o pavio e saiu uma vela com castiçal.

   
Manta térmica usada para dar textura. Usei até uma casca de ovo, quebrei a ponta com cuidado, tirei a clara e gema, lavei e joguei a argamassa dentro.

Bandeja de plástico que vem com alimentos do supermercado, e copinhos de plástico. Este pode ser vela ou um cachepô para suculentas.

Estes foram feitos com resto do reboco, que é composto por cimento, areia e cal. Eles ficam mais claros e frágeis, vou passar um primer para dar mais resistência e pintar.

Outro potinho de plástico com copinhos de iogurte dentro. Aqui na minha casa separamos o lixo comum do reciclado, e agora tenho dado uma atenção especial a ele.

Essa semana farei mais testes, desta vez agregando outro material. Os que não deram certo mostrei no instagram, mas basicamente foi por não ter esperado o tempo certo de secagem ou por ter usado o cimento, areia e cal, ou até pelo molde não ser apropriado. Fazer com argamassa é bem mais resistente e seca bem mais rápido.

Antes de usar os moldes, passe um pouco de óleo de cozinha mesmo, ajuda no processo de desmoldagem.

Espero ter animado você a fazer algo nesse período eterno de quarentena.

Comentários