Desmanchar e Recomeçar

O fazer a mão me ensinou muito, mas destaco dois itens principais:

- perfeição não existe

- não deu certo? Desmanche e recomece!

Blusa que já estava pronta mas não ficou boa, cortei o decote para refazer.

Parece contraditório, mas não é. Sou arquiteta e sempre fui muito exigente com o pessoal da obra. Uma das etapas do nosso trabalho e passar pela reforma e destacar os defeitos e coisas que precisam ser refeitas. É cansativo, e você percebe que sempre teremos que lidar com algo que não ficou como o planejado. E eu sofria com isso.

Quando comecei a costurar entendi que minhas costuras não ficariam perfeitas de uma hora para outra, aliás elas não ficariam perfeitas nunca! Tudo exige treino. Estudar e aperfeiçoar qualquer técnica é importante. Mas que por mais que você faça tudo isso, alguma costura vai ficar torta, a peça não ficará simétrica, e muitos outros defeitinhos vão aparecer, e o principal é entender que você não é uma máquina! Todo trabalho feito a mão vem acompanhado de alguma imperfeição.

Essa calça teve alguns problemas, contornáveis, mas precisei desmanchar.

O mesmo deve ser aplicado a obra. São profissionais que fazem tudo manualmente, desde a massa de cimento ao assentamento dos revestimentos. E por mais treinados que sejam, ainda assim vão restar alguns detalhes que não ficaram totalmente perfeitos.

E tudo bem!

Depois que você entendeu que perfeição não existe, e que o nível de exigência de cada pessoa é único, agora você pode seguir para o próximo passo: Desmanche e recomece! Ah, mas por que vou desmanchar se eu já sei que perfeição não existe? Quando você faz e não fica perfeito é diferente de não conseguir fazer.

O cós ficou largo, desmanchei a lateral e coloquei um elástico. Ainda assim ficou folgado e precisei desmanchar novamente. Na tentativa e erro as coisas vão se ajeitando.

Vamos aos exemplos. Estes dias eu mostrei nos meus stories do instagram alguma peças que não deram certo e estavam separadas para ajustar. Eu fiz uma blusa e a gola não ficou legal. Neste caso não é a perfeição da costura que está em jogo, mas sim o caimento dela. Decidi refazer. Tirei o viés, cortei a parte das costas e agora vou costurar.

O mesmo aconteceu com uma calça. Usei uma modelagem existente e não provei. Ficou larga na cintura e apertada na panturrilha. Isso não é exigência de perfeição da peça, mas é uma questão de uso. Então desmanchei, criei alternativas e a calça vai ficar ok.

Resumindo, acho sim importante se aperfeiçoar nas técnicas, treinar para chegar ao seu nível de exigência para conseguir produzir boas peças. Mas não perfeitas.

Vocês compartilham comigo dessas ideias?









Comentários