Agulha de Cabo de Vassoura - Com o Coletivo Meio Fio

Ando cada vez mais animada em fazer minhas ferramentas de trabalho. Além de ensinar você a fazer a sua agulha de bambu, eu resolvi aprender a fazer uma com cabo de vassoura.

Agulhas prontas e pintadas. O gancho plástico do cabo de vassoura pode ser 
usado no knooking, ainda não sei a técnica, mas a agulha já tenho.
Adorei essa dica da Carol.

Devemos concordar que quem mora nas grandes cidades talvez não encontre o bambu com facilidade, eu como tenho um fornecedor lá de Minas Gerais - são meus tios hahaha - consigo trazer essa matéria prima para minhas oficinas.

Mas imagina você pegar qualquer madeira, um cabo de vassoura por exemplo, que encontramos no lixo, nas caçambas, em casa... e até mesmo para comprar por míseros R$2.00,00. Por este motivo que estava animada para a oficina do Meio Fio.

  
Não fotografei muito o passo a passo, mas ai estão minhas agulhas antes do acabamento. Ao lado a camiseta do meu tio virando fio de malha.

A técnica utilizada é bem diferente da minha, eu uso entalhe com faca, eles usam ferramentas mais "pesadas" como a serra tico tico. E foi uma grande experiência, aprendi demais, e fiquei super empolgada para encontrar outros materiais e fabricar agulhas diferentes.

Fizemos duas, uma com cabo de vassoura e outra com puleiro de gaiola. Materiais roliços para facilitar a nossa produção. Eu quis fazer todo o processo, tenho bastante familiaridade com a serra e as outras ferramentas, mas quem não quis experimentar, um dos integrantes do coletivo estava lá para ajudar.

   
Primeiro novelo feito com camiseta a gente não esquece. Ao lado já começando a fazer o cachepô ninho, inspirado no pássaro tecelão.

A oficina aconteceu em dois dias. No primeiro fizemos a agulha, e no segundo aprendemos a criar nosso próprio fio de malha usando camisetas velhas. Apesar de saber que existe essa técnica, eu nunca havia experimentado, e foi demais. Dá para criar fio com praticamente tudo, levamos também sacos plásticos, imagina criar cachepôs para área externa usando sacolinha plástica? Que incrível!

Fotografei durante a aula, a plantinha estava muito linda, Tem camiseta do tio e da mãe neste projeto, e mais um pouco de fio de malha comprado.

Fizemos um suporte para suculentas e ainda ganhamos a plantinha de presente. Foram aulas muito inspiradoras, sou muito fã do Coletivo Meio Fio, as meninas são demais.

   
Coloquei no gancho do varal, mas vou procurar um lugar especial para ele.

Tempos difíceis? Acho que não. Apesar de tudo estamos vivendo uma época de resgate, de conscientização, da valorização do trabalho manual! Que alegria poder presenciar isso, de verdade!

Comentários