Entalhe com Faca

Seguindo no meu caminho de estudos da madeira, fiz um curso de entalhe com faca. Cheguei a dar aula de agulha de bambu (que não é madeira), e tenho um conhecimento que foi adquirido intuitivamente, mas encontrei a oportunidade para aprender com quem já faz isso há tempos.

  
Sentamos em círculo e cada um escolheu seu pedaço de madeira, lápis de carpinteiro e faca. Primeiro passo: Apontar o lápis. Feito com sucesso!

Foram dois dias de curso. O professor é alemão e mora no Brasil há alguns anos, Marcus Geimer. Já trabalhou com marcenaria lá na Alemanha, e essa troca é muito valiosa, ter o privilégio de aprender com quem viveu em outro país e ainda estudou numa escola Waldorf é demais.

   
Fazer a escultura foi o primeiro exercício, e para proteger os dedos usamos esparadrapo.

        
Aos poucos a peça foi ganhando forma.

Primeiro fizemos uma escultura numa madeira pinus. Tivemos que aprender até como se segura a faca! Parece simples, mas não é. O processo para lixar também é longo, são várias gramaturas utilizadas até chegar numa peça bem lisinha.

Foi lixada várias vezes, mas aos olhos do professor, que tudo vê, 
ainda precisava mais um pouco. 

O próximo passo foi fazer o cabo para a nossa própria faca de entalhe. Imagina que legal! Eu fiquei muito empolgada, e esse exercício foi mais tranquilo que o primeiro, mas mesmo assim exigiu muito de mim e dos meus dedos!

Recebemos o cabo em madeira teca e a lâmina. Todo o processo de dar a forma arredondada do cabo foi feito individualmente, o ideal é que fique confortável na sua mão.

Depois de fazer o cabo, o professor colocou a lâmina artesanalmente, foi um processo muito legal de acompanhar. E terminar esse curso com duas peças prontas, feitas por mim com muita dedicação, foi demais.

   
Professor colocando a lâmina e ao lado ela pronta para ser lixada.

   
Depois de muitas camadas de lixa, o cabo recebeu o óleo para proteção. 
Essa etapa evidencia todas as outras, se por acaso você não tirou as imperfeições, 
ou usou lixas fora de ordem, aqui veremos tudo.

E aguardem que ainda não parei não, quero investir mais nesse tema.

Comentários

  1. Respostas
    1. Foi muito legal! Sofrido também, hahaha, é preciso proteger os dedos. No final fiquei bem feliz com o resultado. Beijo

      Excluir

Postar um comentário