Tintas Naturais com Mattricaria

Será que é moda mesmo? Ou realmente estamos mais conscientes com o nosso papel no mundo? Eu acredito que sim! Eu pelo menos estou. Venho buscando maneiras de causar menos impacto no meio ambiente. Nem sempre é possível, mas o importante é testar e encontrar o que melhor funciona para você.

Vou falar especificamente do meu maior problema atualmente com relação a minha loja: o uso de tintas sintéticas! Pois é, apesar de fazer um trabalho todo artesanal com madeiras que seriam descartadas, uso tintas que tem um cheiro forte, e apesar de sempre usar máscara quando as manipulo, esse contato quase diário com elas pode ser prejudicial.

Nossa foto para comemorar esse encontro. A Maibe é super querida, acessível, disposta a trocar e aprender juntas. Amei demais!

Sábado de manhã e o pessoal chegando pra aula.

Sigo a Mattricaria há bastante tempo. E mesmo antes de ter esse formato de loja que tenho hoje, já me interessava por tingimento natural. E ela é uma grande inspiração para mim. Cheguei a fazer um curso com a Fabíola do Studio Trinca, foi um dia inteiro muito bacana, aprendi bastante sobre o tingimento de tecidos usando a casca dos alimentos e estampando com flores e folhas. Mas acabei nem evoluindo.

  
Olha o kit lindo, com tecido tingido artesanalmente. 
Ao lado a primeira fase da produção de tintas.

O que me chamou atenção da Maibe (Mattricaria), foi o uso de tintas naturais, feitas com as mesmas folhas, cascas de frutas e árvores. Achei que seria mais interessante para mim. E foi mesmo! Aproveitando a vinda dela para São Paulo, me inscrevi no curso e aconteceu neste último sábado.

   
Só para registrar a consistência dessa tinta.

Foi numa casa linda e cheia de verde, a mesa estava na área externa, engraçado como essas pequenas coisas fazem toda a diferença. Fomos apresentados a uma parte das cores mais usadas. Infelizmente não temos tempo hábil para testar tudo, mas fizemos 11 cores diferentes, usando elementos naturais, vindos de fontes diversas, como cascas de árvores, de legumes...até o índigo importado dos Estados Unidos.

A Maibe demonstrando como fazer e todo mundo anotando. Aliás ganhamos 
uma manual lindo, com todas as dicas para fazer em casa.

   
Cascas de eucalipto, a natureza nos oferece tudo! Olha a cartela de cores ao lado!

E como as cores são lindas! Fiquei realmente impressionada com a beleza do rosa que o hibisco oferece. O azul do índigo é maravilhoso demais! Mas no meu caso vou usar os tons mais escuros, tipo preto e cinza. Quero testar na impressão das minhas sacolas de tecer.

   
Impactada com essas cores! Na hora de testar eu quis fazer umas casinhas...

Aqui uma amostra das cores que fizemos em aula.

Abriu um desejo muito grande de testar outros materiais. O urucum por exemplo, que não usamos em aula, dentre outros. O legal dessa aula, foi que ganhamos um kit com alguns mordentes para testar em casa. Todos os produtos são facilmente encontrados, o que também dá uma animada para continuar.

  
Olha se tem varal mais lindo! Tudo feito no curso.

Cada lugar era tão especial, ficava difícil não registrar as cores. 
Tirei muitas fotos!

O kit com os mordentes para fazer em casa, tudo veio nesse saquinho mais lindo, 
com tingimento natural. Todo esse capricho faz uma grande diferença.

Já estou separando as cascas de cebola, e acredito que vou começar por ela! Quem sabe em breve não posso anunciar que usaremos apenas tintas provindas da nossa querida natureza nos meus produtos! Que sonho!

        

Fotos que peguei dos stories da Mattricaria. Foi um dia muito especial!

Comentários