J.Borges 80 Anos e Aquilo Que Nos Une - Exposições Em SP

Olá,

Quero compartilhar com vocês duas exposições bacanas que estão em cartaz na Caixa Cultural aqui em São Paulo.

A primeira é do J. Borges, este artista pernambucano de 81 anos, que ainda está na ativa, trabalhando e muito. Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar dele, ou pelo menos visto alguma das suas inúmeras xilogravuras. Mas foi o gosto de pela poesia que o levou a literatura de cordel. E como não tinha dinheiro para encomendar os desenhos, começou a fazer suas próprias matrizes para ilustrar seus folhetos. Autodidata, inovou a maneira de colorir as xilogravuras, e desde então não parou mais de produzir.



O mais legal é que podemos ver as matrizes de madeira e o trabalho final

         
Os cordéis e as xilos em preto e branco.

Esta exposição traz 10 xilogravuras inéditas, obras consagradas e outras assinadas pelos filhos. Quem quiser acompanhar ainda dá tempo, mas tem que correr porque fica em cartaz até domingo, dia 07 de maio.

A construção é bem bonita e fica na área central de São Paulo, a Praça da Sé.

Neste mesmo prédio, que aliás é bem bonito e vale a visita pela arquitetura, tem mais algumas exposições, todas gratuitas. Mas quero destacar a mostra Aquilo Que Nos Une, que apresenta obras de 26 artistas que utilizam o bordado e costura como forma de expressão. Confesso que fui ver o J. Borges, mas me apaixonei pelos trabalhos apresentados nesta segunda. Quem gosta de bordado vai se encantar, e a notícia boa é que fica até dia 14 de maio, tem uns dias a mais para dar um pulo até o centro.

  
Me encantei com este trabalho da Clarisse Tarran (Pássaro e bacia), dei até um zoom para visualizarem melhor os detalhes.

 
A exposição não é muito grande e como fui durante a semana, não tinha ninguém na sala, adoro!

      
Essa Frida (Fridakhalismo - artista Claudia Hersz) é toda bordada e ao lado de cada ponto tem um número, como se fosse aquele passatempo de ligue os pontos, sabem? Ao lado um detalhe do bordado ( Mapa Imaginário 8 - Rodrigo Mogiz) que se sobrepõe a outro, trabalho lindo.


Crochê sempre presente, adorei o trabalho da Carolina Ponte.


Só um pouquinho para vocês se animarem a visitar. Consegui um catálogo bem bonito do J.Borges e um mais simples do Aquilo Que Nos Une. Gosto de ter comigo estas referências para me inspirar.
Gostaram da dica?

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
das 9h às 19h - Grátis

Comentários