DIY - Almofada de Alfaiate

Olá.

Você sabe o que é uma almofada de alfaiate? Ela também é conhecida como presunto de alfaiate (do inglês "tailor´s ham") e é muito útil na hora de passar roupas com pregas, pences...

A primeira vez que ouvi falar de uma foi num curso do Tofu Studio para a Eduk. Quando fiz o workshop do vestido com a Francine, usei pela primeira vez a almofada dela e achei muito prática. E desde então estava querendo uma para mim.

minha almofada pronta 

Muitos meses depois ( a fila de projetos a serem postos em prática demora a ter fim!) pesquisei melhor para poder fazer a minha. Encontrei o blog da Renata Perito, que além de ensinar a fazer, disponibiliza o molde.

O ideal é usar algodão cru e lã, mas eu fiz com uma lonita, que é um algodão mais grosso e para o enchimento, comprei num pet shop serragem para animais, foi bem baratinho.

Serragem e almofada prontos para começar. Bacia com a almofada e o rolo de papelão, já com a serragem sendo introduzida.

Imprimi o molde, cortei o tecido e costurei deixando uma abertura para desvirar a peça e encher. Deixei essa abertura na lateral, mas aconselho você a deixar na parte superior, assim vai facilitar muito o processo de enchimento.

Com uma bacia e um rolo de papel higiênico iniciei o enchimento da almofada; uma colher de pau também é útil. Usei máscara, já que faz muito pó e sou alérgica. Sobrou metade do pacote de 700g de serragem. Por ai você consegue calcular a quantidade.

colher de pau para pressionar a serragem dentro da almofada. O fechamento foi feito com pontos invisíveis a mão, usei a linha de pipa.

Para finalizar, arrematei a mão com pontos invisíveis e ficou ótimo. Tenho usado bastante, super útil e se você também costura peças que não são planas, deveria pensar em ter uma, vai te ajudar demais.









Comentários