Cupcake de Gesso


Muitas vezes criamos alguma coisa a partir de um objeto que gostamos. Sempre que vou ao supermercado vejo aqueles milhares de porta frutas, ou porta o que você quiser de vários tipos. O de banana é o meu favorito, já que protege direitinho quando preciso levar uma na bolsa. Mas queria dar um novo uso a estes objetos, e numa destas buscas "internéticas" encontrei um apoio de livros em formato de maçã, feito com gesso. E então decidi que este seria o caminho, criar um objeto de decoração para meu ateliê.



Primeiro passo, comprar o porta alguma coisa! rs E comprei um em formato de cupcake! Lindo demais! Lembrando que o "molde" precisa ser em duas partes, para facilitar.

 Depois você vai precisar de:
- gesso (compra na casa de material de construção)
- vaselina (lojas de cosméticos ou farmácias)
- pincel
- estilete
- tinta para artesanato
- verniz



É preciso fazer um furo na parte inferior para colocar o gesso. Você pode fazer com estilete, ou se preferir, esquente a ponta de uma faca e vá fazendo o corte no plástico, funciona super bem, só cuidado para não se queimar.
Abra a embalagem e com pincel passe vaselina em toda a parte interna. Isso vai facilitar na hora de retirar o gesso, então capriche na quantidade.



Não fotografei, mas prepare o gesso conforme as instruções da embalagem. A quantidade vai variar de acordo com seu potinho, eu fiz umas duas vezes para conseguir preencher tudo. Vire o pote de cabeça para baixo e vá preenchendo com o gesso. Quando atingir o topo, apoie o pote e deixe secar nesta posição. Encha bem para que não fiquem espaços vazios por dentro.

Depois de seco, isso pode demorar alguns dias se a umidade do ar da sua região for muito alta, corte a abinha do lado, para facilitar o desmolde.

Retirei a parte superior com cuidado, e depois a inferior. Mas mesmo assim ficaram uns pedacinhos de gesso dentro, sem problemas, é só dar uma lixadinha depois, com uma lixa bem fininha.



Agora a melhor hora! A pintura. Usei a mesma tinta que pintei o flamingo e com o calor desértico e a umidade do ar super baixa daqui de São Paulo secou em menos de 10 minutos! Passei duas demãos de tinta e depois dei um toque de cobre com tinta spray. A ideia era deixar o fundo rosa aparecendo, e gostei bastante do resultado. Para finalizar, verniz spray para conservar a pintura.

Então, gostaram? Algumas dicas, tenham paciência e esperem o gesso secar. Quando fiz aqui em São Paulo estava chovendo demais, e mesmo parecendo seco, quando retirei a forma a peça ainda estava úmida e levou muito tempo para secar. 
Lixar é opcional, tome cuidado para não estragar o formato, já que o gesso é bem frágil. Ah, se ficarem algumas imperfeições, sem problemas, fica até mais natural o objeto.



Comentários