Sashiko, Bordado Lindo Inspirado Na Natureza

Segunda fui conhecer um espaço que há muito estava querendo, a Kikikits. É um lugar lindo, repleto de tecidos fofos, revistas e livros de patchwork, projetos para costura, e aulas, muitas aulas interessantes.

A técnica escolhida da vez foi o bordado a mão. Não era um bordado comum, era o Sashiko. Técnica japonesa usada antigamente para remendar roupas. O mais pobres não tinham condições de comprar peças novas, então desmanchavam as antigas e reforçavam o tecido com ele. Os desenhos são baseados em coisas da natureza, como o vento, o mar, as plantas...Muito amor por esta técnica!


Sashiko pronto! Resultado de uma tarde deliciosa.

Apesar de parecer bem simples, existe uma regra a ser seguida para cada desenho, ou seja, por onde começar e qual caminho seguir para fazer os pontos. Os superiores devem ser maiores que os do avesso, a linha também tem suas peculiaridades e normalmente é feito em tecido de algodão escuro tingido manualmente.


tecido com as marcações feitas pela professora. Ao lado, já com meus primeiros pontos bordados (a luz modificou a cor do tecido)

Hoje em dia a técnica se modernizou e usamos materiais mais acessíveis, apesar do Japão produzir em pequena escala para uso interno tanto o tecido como a linha. Praticamente ninguém mais a utiliza nas roupas, o foco atual fica na decoração da casa, em almofadas, colchas, toalhas de mesa...mas existe quem faça sashiko em quimonos nas terras japonesas.

O meu primeiro trabalho provavelmente vai virar uma almofada. Só preciso escolher os tecidos para compor.

Gostaram? Para quem quiser conhecer mais, tem muitos tutoriais em inglês, basta dar um google...



Comentários