Um Domingo no Museu

Este foi o último fim de semana da 5ª Mostra Jovens Designers no Museu da Casa Brasileira. Como o próprio nome diz, a mostra expõe trabalhos de estudantes de vários estados, e inclusive alguns já receberam premiações de outras instituições. O incentivo as novas gerações sempre é bem vindo.

Visão geral. Gosto muito desse tipo de separação que permite a visão, mas não a passagem.



Estes são alguns modelos que selecionei, todos relacionados com móveis. Primeiro o mancebo com prateleiras e cabides, achei bem funcional. Segundo, os gaveteiros que podem virar aparador, colocar espelho, tudo somente com encaixe de peças. Depois os módulos que podem ser unidos na horizontal e na vertical, de acordo com a necessidade, bem interessante. E pra finalizar essas banquetas que viram uma mesa baixinha, como os orientais tem costume de se sentar no chão e os ambientes são pequenos, ajuda muito na otimização dos espaços.

Mas a mostra não vive só de móveis, não, encontrei muita coisa relacionada a hospitais, para auxiliar na recuperação do paciente, mas vou dar destaque a estes dois projetos que me chamaram a atenção:


O da esquerda é uma luminária, tipo um drone, que interpreta os gestos humanos e  respondem com padrões de iluminação. E o da direita é uma espécie de proteção para as sementes, impedindo o acesso das formigas e outros predadores. A água escorre normalmente. Ideal para o reflorestamento de áreas de difícil acesso.

Aproveitando a visita, em outra sala havia uma exposição sobre o Carandiru. Complexo Penitenciário aqui na capital Paulista que foi demolido há alguns anos. Me impressionei com objetos fabricados pelos presos, desde facas, ferros de passar, relicários, entre outros. Foi montada uma cela, com os as camas, área para fazer a comida, banheiro, uma reprodução fiel da época. Vale a visita. Algumas fotos para ilustrar:

Objetos retirados do Carandiru antes da demolição: um dos portões, panela gigante para fazer a comida, facas, filtros e outros objetos fabricados pelos presos, mais uma porta, desta vez da cela.


Uma da áreas era dedicada a religião, com direito a relicário produzido com restos de madeira. 


Casas do Brasil 2014 - Sobrevivências / Uma Exposição sobre Vivências: Carandiru
MCB - Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - São Paulo
www.mcb.org.br
Visitação até 17 de maio.

Comentários