Vintage ou retrô, você sabe a diferença?

máquinas fotográficas vintage - imagem retirada da internet



radio vintage - imagem retirada da internet





Estava por aqui organizando os objetos que estão na fila (isso mesmo, fila!! ) para serem repaginados e me surgiu uma dúvida: - Será que todos sabem a diferença entre vintage e retrô? Aliás estes são os termos do momento e vejo muitas confusões acontecerem (já li cada texto por ai), em que as pessoas não sabem...Então resolvi desmistificar, vamos lá:

Há um dois anos herdei um ventilador antigo, cheio de pó e muita história também, E pasmem, ainda funciona! Pois bem, este objeto é vintage, porque é velhinho, e ainda mantém as características originais.
ventilador antigo que era da sogra

Outro exemplo, essa blusa (que já foi o vestido de grávida da minha mãe), tem uma estampa antiga, que caracteriza uma época (revelando a idade! rs) e hoje foi reformada e eu uso. 



Se eu for ao shopping e gostar de uma blusa com o mesmo tipo de estampa, essa peça será retrô. Essa é a diferença. Retrô são objetos, roupas, qualquer coisa nova, que foi feita agora, mas que tem referência no passado, no antigo.



radio super atual (com entrada usb) e com cara de casa de vó -  ref. Imaginarium
bomba de gasolina na aparência, mas na verdade é um reservatório para bebidas - também da Imaginarium



foto Montacasa
Será que deu pra entender? Segue mais um exemplo. Essa cômoda é nova, foi feita atualmente, com os marceneiros de hoje, mas nossas avós poderiam tê-la tranquilamente entre os móveis da casa.



Bom, acho que é isso. Post rapidinho, já antecipando que logo, logo o ventilador terá cara nova!

Até breve!



Comentários