Presentes Que Não Combinam Comigo - O Que Fazer?

Dia destes recebi umas fotos de objetos e quadros que fiz para minha prima, ela queria saber se tinha como lavar/recuperar pois estavam sujos devido ao uso de 10 anos.

Das muitas xilogravuras que fiz no curso, isso em 2013. Grande parte das minhas tias e primas receberam quadros delas.

O espelho com borda de crochê não teria como lavar, pois a estrutura era um bastidor de madeira. O outro era uma xilogravura que ficou com as bordas amareladas, provavelmente pelo excesso de tinta - eu estava aprendendo a manipular a entintagem naquela época - seria possível tirar a moldura e fazer um paspatur (ou em francês passe-partout) cobrindo a mancha, e resolveria.

Respondi com as informações acima e acrescentei que ela poderia não usar mais, afinal ficaram 10 anos decorando a varanda dela, e cumpriram seu papel. E que eu mudei minha forma de pensar e não sairia dando peças assim para todos, afinal o que você vai colocar na sua parede é algo muito pessoal, muito íntimo, tem que ter relação com os moradores.

Aquarela que fiz da casinha da Lu Gastal, ela gostou tanto que enviei para ela. Ao lado uma outra aquarela da fachada da Novelaria, encomenda que elas me fizeram. Neste caso, as duas me pediram e não apenas dei de presente sem saber se agradaria ou não.

Na época eu estava empolgada, tinha aprendido a costurar, a fazer crochê, tava com o blog, estava presenteando todo mundo com as minhas criações, e não pensei sobre isso, se a pessoa gostaria daquilo ou não.

Ela me mostrou outras peças que também estão nas paredes, como o bordado em ponto cruz dos nossos avós, este eu tenho certeza que faz sentido, tem a ver com laços familiares, mas os outros, talvez não. 

Quando li o livro da Marie Kondo já comecei este processo de mudança. Por quantos anos guardamos presentes, sejam roupas, ou objetos que não usamos, não gostamos, só para agradar quem nos deu? O presente cumpre seu papel assim que foi recebido, caso você não use ou não goste, passe a diante, troque, doe...ele pode ter sentido em outro lar, em outra família.

 
Das primeiras santinhas que fiz, este com certeza foi um presente muito acertado.

Uma das minhas primas se mudou do Brasil e levou com ela uma Nossa Senhora de Fátima que fiz em crochê para ela. Foi uma das minhas primeiras peças, imagina a minha surpresa quando ela me disse que tinha levado a santinha? Pense nas escolhas que você precisa fazer quando muda de país, o tanto de coisa que tem que deixar para trás e levar apenas o que cabe em duas malas? Neste caso eu conhecia bem a devoção dela, sabia que tinha sentido aquele presente.

Pense nisso na hora de escolher o que dar, e jamais pergunte a quem você presenteou onde está a peça, se você não gostou da roupa...

Voltei depois de um dezembro de muito trabalho e já trazendo reflexões para este início de ano.

Comentários