Exposições na Pinacoteca Marta Minujìn e Antonio Obá

Férias é sempre uma boa oportunidade de visitar museus e exposições na sua cidade. Aproveitei a primeira semana útil de 2024 e fui à Pinacoteca, passeio que estava desde o ano passado na minha lista.

O acervo da Pina me é muito familiar, e nem sempre eu passo por ele. Nesta visita fui direto para as obras Marta Minujìn, artista argentina que eu não conhecia.

 
Muita cor, listras, esculturas moles, com colchões e grandes travesseiros.


  
A exposição era bem interativa, em muitas salas era possível experimentar. Para isso era preciso tirar os sapatos e entrar nas salas. A de colchões revestida até o teto (não fotografei pois tinham muitas pessoas) era bem convidativa. Escorregadores, túneis, em muitos lugares era possível pisar, tocar...eu, desta vez não interagi, fiquei na observação.

  
Corredor de espelhos que emagrecem, distorcem, uma experiência essa visita, ideal para os pequenos.

 
Pinturas, esculturas, vídeos a exposição explora nossos sentidos. Para conhecer mais o trabalho dela, acesse o site da Pina. Quem quiser visitar, corra pois fica até dia 28 de janeiro.

Saindo do prédio e caminhando pelo Parque da Luz e possível chegar ao novo edíficio que faz parte do complexo da Pinacoteca, a Pina Contemporânea

Átrio com pendentes coloridos, não sei de quem é a obra, só passei e vi a luz linda entrando pela cobertura de vidro, o edifício por si só já vale a visita. Lateral do prédio, caminho até o novo edifício.

A história dessa nova construção você pode ler em detalhes aqui, adianto que havia no local uma escola que foi transferida para outro edifício. O terreno foi cedido para a Secretaria da Cultura, contrataram um escritório de arquitetura que fez a união do existente com o novo, criando uma praça de artes que fica entre os edifícios, uma perfeita integração com a natureza. Ficou belíssimo.

Praça central com biblioteca, sala de exposição, de atividades, galerias, loja. Ao lado um café - estava lotado e não pude provar - com vista para o Parque da Luz.

Praça interligando a Pinacoteca com a Contemporânea.

 
Exposição do Antonio Obá, artista que eu não conhecia, por isso que é importante visitar museus e descobrir o que tem de arte disponível, estava maravilhosa.

 
Fiquei encantada com o trabalho dele, com a sensibilidade, com os detalhes. Teria facilmente um quadro destes em casa.

O ingresso dá acesso aos três edifícios que compõem o complexo da Pinacoteca; Estação Pinacoteca e Pina Contemporânea.

Marta Minujìn - até 28/01/2024
Antonio Obá - até 18/02/2024




























Comentários