Joana Vasconcelos - Feito Por Brasileiros

Assunto do momento no mundo artesanal foi o desfile da Dior, onde o cenário foi feito pela artista portuguesa Joana Vasconcelos.

Assim que vi as publicações me lembrei da exposição Feito Por Brasileiros, que aconteceu em 2014 no antigo hospital Matarazzo. Ali foi o marco de renascimento do edifício que havia ficado fechado por 20 anos, e agora seria inteiramente reformado, e se transformaria na Cidade Matarazzo. Um complexo de hotel, gastronomia, cultura, e muito mais, projeto do arquiteto renomado francês, Jean Nouvel e parceiros. 

Primeiro vamos a Capela Santa Luzia, onde a Joana expôs lindamente seu trabalho. Inclusive tem missa toda semana, eu ainda não fui, mas quero muito rever após a reforma.

  

 

 

 

  


 

 


 

 

 

 

Depois de recuperarmos de tamanha beleza, vamos ao restante dos edifícios. Na época as postagens do blog não eram frequentes, e fiz uma menção no Facebook apenas. Agora chegou a hora de compartilhar as muitas fotos que fiz durante a exposição, são quase 10 anos guardadas.

Não vou conseguir dar os créditos dos artistas, faz muitos anos e não me lembro.

 

 

 

 

 

 

Imagina você voltar no tempo, entrar num antigo hospital e numa maternidade que estavam desativados há 20 anos. Fiquei muito impressionada com as construções, a arquiteta aqui vibrou muito com essa experiência.

 

 
Me lembra muito o Titanic..., já era a coisa mais linda antes da reforma. Me disseram que agora está um espetáculo! Preciso fazer uma visita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E esse carretel com o mapa da exposição? Eu já amava naquela época.

  
Tinha de tudo, mas confesso que me encantei mesmo pela conctrução antiga e pela obra da Joana, que nunca mais esqueci.

 


 

 

 
Eu fiquei com vontade de trazer um tijolo da fábrica dos Matarazzo pra mim. E não desisti não, sempre que passo pela Pompéia e vejo alguma obra, casa sendo demolida - infelizmente - olho as caçambas para encontrar um pra chamar de meu. Ele tem as iniciais IRFM: Indústrias Reunidas Fábrica Matarazzo.


Aprendi a gostar de exposições na época da faculdade. Era quase obrigatório esse tipo de visita, então eu sempre estava de olho nos blogs e na televisão mesmo, já que as redes sociais não faziam esse tipo de serviço. 

Procuro despertar em você um pouco do meu gosto pela arte, pela arquitetura. Espero que esteja conseguindo...

 

Comentários