Como Retirar Tinta de Janela Antiga?

Quer manter as portas e janelas da sua casa?

Conheço cliente que retira tudo e troca por novas, mas se você é da turma que prefere manter, vou dar uma dica de como retirar a pintura antiga e transformar suas esquadrias em novas.

Normalmente as janelas de ferro antigas foram feitas com material de qualidade superior; além da espessura ser muito maior e mais segura, dos que as usadas atualmente.

Começando a tirar a tinta com a esmerilhadeira, dá pra ver o brilho do metal por baixo. 
Na segunda foto a lateral toda já está sem a tinta.

Só que a grande maioria - pra não dizer que todas - receberam muitas camadas sobrepostas de tinta, o que as deixa com aparência ruim, e podem descascar facilmente.

Lixar a mão não é uma boa opção, a dica que dou é usar uma esmerilhadeira com disco strip, ele parece uma borracha e tem uma rigidez bem interessante, que facilita a retirada das camadas de tinta. A peça fica "brilhando", parece nova. È como se estivéssemos polindo o ferro.


 

 
Toda ferramenta deve ser usada com cuidado e com os equipamentos de segurança, inclusive luvas - que não estou usando nas fotos apenas.

Nos cantos em que a ferramenta não alcança, o indicado é usar um removedor de tinta. Gosto muito do Striptizi da Montana, dos que já testei, este foi o melhor. Passe o produto com pincel e deixe agir por alguns minutos. A tinta já começa a "levantar", e então use um formão, espátula ou até mesmo uma faca para retirar as camadas.


Passando o removedor de tinta com pincel e muito cuidado, pois ele queima a pele, caso encoste em alguma parte.

Com espátula, formão, faca o que você preferir, vai retirando a tinta amolecida.

Lembre-se de usar EPI em todos os momentos, inclusive com as ferramentas. Óculos, luvas e máscaras nunca devem faltar para os aventureiros neste mundo do faça você mesmo.

Por fim limpe com um pano úmido. Se ainda assim sobrar alguns pedaços de tinta, lixe para retirar o excesso. E pronto! Agora é só passar o zarcão (para proteger) e pintar com tinta esmalte da cor de sua preferência.

Dá trabalho? Claro! Mas pense que você não gerou mais lixo, e terá uma janela com história, uma janela antiga com cara de nova.


Comentários