Tijolinho Aparente - Como Eu Faço

Parede de tijolos aparentes é um hit na decoração, e não é de hoje. Sua casa tem paredes de tijolinho de barro? Ah, por favor, não as deixe escondidas. Essa maravilha precisa ficar exposta.

O projeto de arquitetura e interiores devem envolver muitos fatores, como por exemplo o contexto em que a casa foi construída. Antes de fazer a reforma, talvez você nem tenha pensado em ter uma parede de tijolos aparentes, mas conforme a obra foi acontecendo e você descobriu que elas existiam, então neste caso vale a pena repensar a proposta.

Reboco da parede do quarto sendo retirado.

Na reforma que estou fazendo descobri os tijolos quando fui retirar o armário de espelho do banheiro, e isso fez toda a diferença no projeto. A ideia não é deixar aparente na casa inteira, afinal é um processo trabalhoso retirar todo o reboco e em alguns locais não é possível ficar sem revestimento.

Como precisei retirar os azulejos da meia parede da cozinha (estavam soltando com facilidade), escolhi duas para ficar com os tijolos expostos. Primeiro é preciso retirar todo o reboco, neste caso retirei o azulejo.

As construções feitas com tijolos são antigas, esta casa tem mais de 40 anos, e o cimento usado para assentar era mais arenoso. Por isso, precisei raspar tudo e retirar o que estava solto; depois foi refazer a massa, no meu caso usei argamassa. Não precisa deixar tudo nivelado, e nem será possível, pois os tijolos não apresentam o mesmo tamanho, e essa é a beleza do material. 

Detalhe de uma parte da massa que foi raspada para receber a argamassa.

Lixe a parede para realçar o tijolo e limpar as possíveis marcas de cimento, e por fim passe um primer ou resina para evitar que o pó se solte.

Há quem goste de pintá-los de branco, eu aconselho a usar uma tinta mais aguada, dá uma cara mais antiga ao material e fica bem charmoso.

Áreas mais escuras são de argamassa que acabou de ser colocada, 
preenchendo as partes que foram raspadas;

Agora se sua casa não é feita com este material, eu não usaria o tijolo falso (feito de isopor ou cerâmica). Hoje em dia encontramos tijolo de verdade para ser usado como revestimento, a aparência é ok, mas não faz parte da construção, e por isso não me agrada. 

Mas esse assunto é muito longo, será necessário um novo post...





Comentários