Reciclando Malha - Como Dar o Primeiro Passo

Olá,

Já faz um tempo que me interesso pelo reaproveitamento de materiais e tenho levar uma vida mais simples. Quando parei de trabalhar fora reduzi muito a compra de roupas e sapatos. Isso já faz 7 anos. Logo depois aprendi a costurar e também parei de comprar presentes para os familiares, comecei a fazer as minhas bolsas e ainda ganhei dinheiro com a venda de algumas peças.


Estou fazendo esse tapete com restinhos de fio de malha. Já faz tempo que comecei e ele vai aumentando de acordo com as sobras que vão surgindo. Na foto uso o novelo branco de fio de malha que eu fiz, reaproveitando os resíduos de uma confecção. 

A vontade fazer minhas roupas era grande. Fiz curso de modelagem e então reduzi ainda mais o consumo de peças prontas. Hoje em dia faço roupas de crochê e tricô, mais um passo importante para o consumo consciente.

Outro nicho que gosto é o reaproveitamento de móveis e madeiras, mas isso é assunto para outro post, hoje quero falar do fio de malha. Comprar os fios já é um ato sustentável, pois são feitos através do descarte da indústria têxtil. E eu queria ir além.

Recebi dois sacos enormes de resíduo. Olhei cuidadosamente todos os retalhos e juntei as malhas num saco de 100 L. Vou ter muito trabalho para cortar, emendar, mas estou feliz em contribuir com o meio ambiente.

Grande parte da minha família trabalha com oficina de costura. O ramo deles são os uniformes escolares, e diariamente são descartados inúmeros retalhos de tecido no lixo. E conversando com uma prima, decidi pegar um destes "sacos de lixo" e descobrir o que ele poderia me oferecer.

Peguei dois sacos já prontos, não pude escolher quais tecidos estavam neles, e a grande maioria não era malha. Mas fiz uma seleção do que seria útil para mim, e juntei o restante em sacos menores que pretendo usar como enchimento de puffs.

Pretendo usar esses fios para consumo próprio, quem sabe eu consiga me estruturar melhor e criar uma marca de venda de fios de malha, aqui eu sonho alto. Mas para minha proposta atual, acho que o que juntei é suficiente. A cartela de cores não é vasta, os uniformes normalmente são branco, azul, vermelho, preto, mas encontrei uns tons de rosa e azul claro no meio.

Não quis desperdiçar, então usei retalhos pequenos e meu novelo tem muita emenda. Como disse que será para consumo próprio, não vejo problema. Sei que minha atitude é pequena e não consigo retirar esses sacos todos os dias, mas já fiquei feliz de não precisar consumir tantos novelos de fio de malha e também retirar um pouco do que seria descartado no meio ambiente.

Vamos fazer a diferença no mundo? Mesmo que seja um ato pequeno, ele já vale muito.


Comentários

Postar um comentário