Parklets, Você Conhece?

Como parte do processo de reformulação do blog agora as postagens serão mais diversificadas, não ficarei apenas nas minhas criações; vou procurar falar um pouco mais dos lugares onde as pessoas vivem, de sustentabilidade, afinal sou arquiteta e urbanista e isso também me move, mas sem deixar as costurices de fora.

Foto
Que tal começar pelos Parklets? Você sabe o que são? Acredito que já tenha cruzado com algum pelo caminho, mas talvez não o conheça por esse nome. São espaços de lazer e bem estar temporários, criados em vagas de rua destinadas aos carros. Ou seja, numa rua onde anteriormente dois carros ficavam estacionados o dia inteiro, agora o pedestre e o ciclista farão proveito dela. Seja descansando após o almoço nas mesas e bancos, estacionando as bikes, carregando os celular através da energia solar.



Eles proporcionam o encontro das pessoas sem precisar consumir diretamente alguma coisa. E não necessariamente eles devem ficar em estacionamentos, existe a legislação específica e precisa de aprovação da prefeitura para sua instalação.


Foto






























A ideia vem ganhando mais adeptos, e vejo com bons olhos. A cidade de São Paulo privilegia muito o carro, e acredito que medidas como estas fazem as pessoas repensarem sua maneira de viver nela. Veja os endereços dos parklets aqui em Sampa.



Comentários