Miniaturas com Pregadores

Postei há algum tempo no facebook, duas cadeiras que fiz com pregadores de roupa para minha sobrinha brincar. E não é que esse exercício me trouxe a vontade de criar outros modelos? Primeiro precisava definir qual modelo seria, afinal existem algumas limitações quando se trata de material já pronto, as curvas ficariam quase impossíveis de serem feitas. Separei dois modelos e comecei por este: a Cadeira Zig Zag do arquiteto e design Gerrit Rietveld. Conheci essa cadeira ainda na faculdade, e inclusive fizemos uma, a minha virou criado ao lado da cama, um charme!

cadeira finalizada
vista frontal







vista lateral





A peça é simples, são apenas 4 retângulos de madeira, vamos ver como foi a montagem?

Usei 8 pregadores de roupa, e dois pedacinhos de madeira (no meu caso usei a que veio junto com eles), mas pode ser uma lixa de unha também, cola branca, serra para madeira.














Primeiro separei os pregadores, colei em grupos de 4 e esperei secar.

Próximo passo foi cortar uma parte, de + ou - 2 cm (o pregador que usei tem 7 cm) em dois destes retângulos, sendo que cortei um na parte mais grossa, onde tem um rebaixo e o outro na frente, onde é bem mais fininho, olhem na foto. Usei uma serra manual pra fazer isso, é bem tranquilo. Eu cortei depois de ter colado, mas é melhor cortar antes!














Agora é só unir as partes com cola e esperar secar. Primeiro fiz a parte central (não fotografei!), que inclui o assento (1) e o equivalente aos pés da cadeira (2). Depois o encosto (3) e por último a base (4).

Usei um esquadro em miniatura (fofo!) para que os ângulos ficassem certinhos, mas dá pra usar um esquadro normal, ou até mesmo o quadriculado da base de corte. O ângulo do assento com o encosto é de 90° (meio lógico, né), os outros dois são de 45°, ou seja, a metade do quadradinho na diagonal (se vc estiver usando a base de corte).




    Que base de corte suja de cola!!
















Pra finalizar é preciso colar uma madeirinha nos ângulos de 45° para que a cadeira se estruture e consiga ficar em pé. Eu usei a própria madeirinha em que os pregadores estavam encaixados, mas pode ser papelão, lixa de unha, o que você tiver. Corta na largura dos 4 pregadores e cola na diagonal, como na foto.

eu ainda não tinha cortado a base da cadeira, como disse é melhor cortar antes!
Espere secar e pronto! Uma miniatura fofa da cadeira ZigZag  prontinha e com custo mínimo. 

Obs.:
Corte as madeiras antes de montar, fica bem mais fácil;
Se quiser pintar, acho que fica bacana usar uma tinta spray;
Para encaixar a base e o encosto, usei o rebaixo existente no próprio pregador.


original
esta foi feita por mim na faculdade



Estas foram as primeiras, ou seja a fonte de inspiração; o tutorial peguei nestes sites:











http://www.zequetto.com/2012/06/cadeira-de-pregador-de-roupa.html
http://www.kalinkacarvalho.com.br/blog/cadeira-de-balanco

Quem se aventura a fazer?



Comentários