Costurices da Semana - Ajustes em Calças

Normalmente eu uso blusa comprida, que cobre a cintura, então não vejo problema no cós ser jeans, mas se aparecer, também gosto dessa mistura. Costurar te liberta, você não tem roupas compradas em lojas, que todos tem, é tudo muito exclusivo.

De tempos em tempos eu separo algumas peças do meu armário para doar, para pequenos ajustes, ou para reformar. Tem muitos posts relacionados a customização, de como eu transformei vestidos em saias, ou vestidos em outros vestidos, até colcha da minha cama da infância eu cortei e fiz almofadas. Dá uma olhada neste link.

O cós antigo que retirei, costurando a máquina o elástico.

Finalizando a parte interna a mão, com costura invisível para não aparecer na frente. 

Uma calça que eu fiz há algum tempo estava me incomodando no cós, ele estava baixo demais. E sempre que eu vestia, pensava que precisava dar um jeito nisso. E o dia chegou. Retirei o cós e procurei um tecido que fosse similar ao da calça, como não encontrei, usei um jeans maleável, que apesar de não ser do mesmo tom e nem do mesmo material, combinava. 

Usei um molde de outra calça, que tem um cós mais alto, para usar com zíper. Mas como o jeans tem elastano, não precisei me preocupar com zíper. Só cortei, costurei, encaixei o elástico - gosto dessa praticidade, principalmente para ficar arrumada em casa, e confortável - e fiz o acabamento à mão. 

Costurar para mim hoje em dia é por prazer. Não vendo mais peças de tecido - restam poucas unidades na loja - e por iss, escolho o que quero fazer e faço com tempo, sem pressa. Isso é tão bom, é muito gostoso ter essa escolha de fazer o que quer, quando quer. Saber se virar, seja na cozinha, na costura e em muitos outros assuntos, é libertador.

Essa parte eu não fotografei. O cavalo dessa calça estava muito alto, eu dobrei o elástico para baixo, cortei na medida dele, e reposicionei, deixando num tamanho que eu gosto. 

 
A barra eu não cortei, só dobrei para dentro e fiz uma costura à máquina.

Aproveitei que estava com a mão na máquina, e fiz a barra de uma calça que comprei recentemente. Faz anos que não compro calças, desde que comecei a costurar, já que sempre foram peças difíceis de ficarem boas no meu corpo. Além da barra, retirei o cós que estava alto demais, e cortei parte do tecido, reposicionei e costurei novamente. Duas calças "novas" para uso.


Comentários